Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

2

É Deus quem a sabedoria -* 1 Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e conservar os meus preceitos, 2 dando ouvidos à sabedoria e inclinando o coração para o entendimento; 3 se você invocar a inteligência e chamar o entendimento; 4 se você procurar a sabedoria como dinheiro e a buscar como tesouro, 5 então você entenderá o temor de Javé e alcançará o conhecimento de Deus.

6 De fato, é Javé quem a sabedoria, e da sua boca vêm o conhecimento e o entendimento. 7 Ele reserva a sensatez para os retos. Ele é escudo para os que se comportam com integridade. 8 Ele vigia as trilhas do direito, e guarda o caminho de seus fiéis. 9 Então você entenderá a justiça e o direito, a retidão e todos os caminhos da felicidade. 10 Porque a sabedoria virá ao seu coração, e você terá gosto no conhecimento. 11 A reflexão guardará você, e o entendimento o protegerá, 12 para livrá-lo do mau caminho e do homem que fala com perversidade; 13 dos que abandonam o trilho certo para seguir caminhos tenebrosos; 14 dos que se alegram com a prática do mal e se satisfazem com a perversidade; 15 dos que seguem trilhas tortuosas e caminhos desviados. 16 A sabedoria livrará você da mulher estrangeira, a forasteira que seduz com palavras, 17 que abandonou o companheiro de sua juventude e esqueceu a aliança do seu Deus. 18 A casa dela conduz para a morte, e suas trilhas levam para o reino das sombras. 19 Os que entram aí, não voltam mais e não alcançam as trilhas da vida. 20 Por isso, você seguirá o caminho dos bons e observará as trilhas dos justos, 21 porque os retos habitarão a terra e os íntegros permanecerão nela. 22 Os injustos, porém, serão expulsos da terra, e os infiéis dela serão arrancados.




* 2,1-22: Deus dá sabedoria ao povo, fazendo-o discernir, através da experiência, a justiça e o direito que o levam à vida. A mulher estrangeira (v. 16) personifica a idolatria que produz insensatez e desvia o homem para o caminho da morte.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002