Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

3

II. QUEM ESTÁ ERRADO?

 

1. Primeiro debate

DESESPERO DE JÓ

Melhor não ter nascido -* 1 Então Jóabriu a boca e amaldiçoou o dia do seu nascimento, 2 dizendo: 3 «Morra o dia em que nasci e a noite em que se disse: ‘Um menino foi concebido’. 4 Que esse dia se transforme em trevas; que Deus, do alto, não cuide dele e sobre ele não brilhe a luz. 5 Que as trevas e as sombras o reclamem para si, que uma nuvem o cubra e um eclipse o torne pavoroso. 6 Que a escuridão se apodere desse dia, que ele não se some aos dias do ano e não entre na conta dos meses. 7 Que essa noite fique estéril e fechada aos gritos de alegria. 8 Que a maldigam os que maldizem o dia, os que sabem despertar Leviatã. 9 Que as estrelas da sua aurora escureçam, que espere a luz que não vem, e não veja as pálpebras da alvorada. 10 Pois essa noite não fechou as portas do ventre para mim, e não escondeu da minha vista tanta miséria.

Melhor ter sido um aborto -* 11 Por que não morri ao sair do ventre de minha mãe, ou não pereci ao sair de suas entranhas? 12 Por que dois joelhos me receberam, e dois peitos me amamentaram? 13 Agora eu repousaria tranqüilo e dormiria em paz, 14 junto com os reis e governantes da terra, que construíram túmulos suntuosos para si, 15 ou com os nobres que possuíram ouro e encheram de prata seus mausoléus. 16 Agora eu seria um aborto enterrado, uma criatura que não chegou a ver a luz. 17 embaixo acaba o tumulto dos injustos, e aí repousam os que estão esgotados. 18 Com eles descansam os prisioneiros, e não ouvem mais a voz do capataz. 19 embaixo os pequenos se confundem com os grandes, e o escravo fica liberto do seu patrão.

Melhor morrer do que viver assim -* 20 Para que dar luz a um infeliz, e vida para quem vai viver na amargura? 21 Para que dar luz a quem anseia pela morte que não chega, e que a procura mais do que a um tesouro? 22 Para que dar luz a quem se alegra diante de um túmulo e exulta diante da sepultura? 23 Para que dar luz a um homem que não encontra caminho, porque Deus o cercou de todos os lados? 24 Os soluços são meu alimento, e meus gemidos transbordam como água. 25 O que eu mais temia aconteceu para mim, e o que mais me apavorava me atingiu. 26 Vivo sem paz, sem tranqüilidade e sem descanso, em contínuo sobressalto».




* 3,1-42,6: Começa o longo debate entre Jó e seus amigos, numa tentativa de compreender, à luz da teologia da época, os motivos de tudo o que aconteceu com Jó. Desaparece o «paciente Jó» da lenda. Em seu lugar, surge o Jó questionador, a pessoa que luta com todas as forças para conservar o único bem que ainda lhe resta: a integridade de caráter.

1-10: Jó não maldiz diretamente a Deus, porém amaldiçoa o dia em que nasceu e a noite em que foi concebido. Se a vida é assim, para que gerar um ser vivo?



* 11-19: Se a vida é assim, era melhor ter sido um aborto, ou ter morrido logo ao nascer. Isso evitaria que a pessoa sofresse por causa das desigualdades sociais.



* 20-26: Jó raciocina: Quando não se tem nenhuma perspectiva, é melhor morrer. O que pode o homem fazer, quando Deus não lhe abre nenhum caminho?






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002