Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

5

Javé não se deixa assimilar por um sistema idólatra -* 1 Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenezer para Azoto. 2 Pegaram a arca de Deus e a colocaram no templo de Dagon, junto à estátua de Dagon. 3 Na manhã seguinte os habitantes de Azoto se levantaram e encontraram Dagon caído de bruços diante da arca de Javé. Pegaram Dagon e o puseram novamente no seu lugar. 4 Na manhã seguinte se levantaram e de novo encontraram Dagon caído de bruços diante da arca de Javé. A cabeça e as duas mãos de Dagon tinham sido cortadas e estavam na entrada da porta. Só o tronco de Dagon estava no seu lugar. 5 É por isso que os sacerdotes de Dagon e todos os que entram no seu templo, até o dia de hoje, não pisam a soleira da porta do templo de Dagon, em Azoto.

6 Depois disso, a mão de Javé caiu pesadamente contra os habitantes de Azoto e os castigou com tumores em Azoto e nas redondezas. 7 Quando viram o que estava acontecendo, os habitantes de Azoto disseram: «A arca do Deus de Israel não deve ficar conosco, porque a mão dele está pesando contra nós e contra o deus Dagon». 8 Então convocaram em Azoto todos os príncipes dos filisteus e perguntaram: «O que devemos fazer com a arca do Deus de Israel?» Os príncipes decidiram: «Levem a arca do Deus de Israel para Gat». E assim fizeram. 9 Mas, logo que a levaram, a mão de Javé caiu sobre a cidade, e houve um grande pânico, porque Javé feriu com tumores toda a população, tanto as crianças como os adultos. 10 Levaram então a arca de Deus para Acaron. Logo que a arca de Deus chegou, o povo da cidade protestou: «Vocês trouxeram a arca do Deus de Israel para nos matar, a nós e às nossas famílias11 Então mandaram convocar os príncipes dos filisteus, e disseram: «Devolvam a arca do Deus de Israel. É melhor que volte ao seu lugar, antes que destrua a todos nós e às nossas famílias». O povo estava tomado de pavor mortal, porque a mão de Deus era muito pesada; 12 os que não morriam, ficavam cheios de tumores. E o clamor do povo subia até o céu.




* 5,1-12: Os filisteus tentam assimilar Javé junto com o deus deles. Mas o Deus vivo se torna, para os idólatras, um Deus de morte: ele não só destrói os ídolos, mas também castiga quem os adora.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002