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Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
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É preciso mudar a lei -* 1 Booz foi à porta da cidade e aí sentou-se. Quando passou o parente do qual tinha falado, Booz o chamou: «Ei, fulano, venha sentar-se aqui». O homem se aproximou e sentou-se. 2 Booz convidou dez anciãos da cidade, e lhes disse: «Sentem-se aqui». Todos se assentaram. 3 Então Booz disse ao homem que tinha o direito de resgate: «Escute! Noemi, que voltou dos Campos de Moab, está querendo vender o terreno que pertencia ao nosso irmão Elimelec. 4 Estou informando você, para ver se está interessado na compra. O povo que está aqui e os anciãos vão ser testemunhas. Se você quiser resgatar o terreno, pode resgatar. Se não quiser resgatar, declare isso para mim, pois além de nós não mais ninguém com direito de resgatar o terreno. O direito cabe primeiro a você e depois a mim». O homem respondeu: «Muito bem. Aceito resgatar». 5 Então Booz acrescentou: «Tem outra coisa: comprando o terreno de Noemi, você estará adquirindo também Rute, a moabita, mulher do falecido. Desse modo, a herança do falecido continuará com o nome dele». 6 Então o homem que tinha o direito ao resgate disse: «Não posso fazer isso, porque eu acabaria prejudicando meus herdeiros. Entrego o meu direito para você. Pode resgatar você o terreno, porque isso eu não posso fazer».

7 Antigamente, quando se faziam resgates ou trocas em Israel, havia este costume: para dizer que o negócio estava garantido, a pessoa tirava a sandália e a entregava ao parceiro. Era assim que se fechava um negócio em Israel. 8 Foi o que fez aquele que tinha o direito de resgate. Ele disse a Booz: «Resgate você o terreno». E lhe entregou a sandália.

A justiça produz esperança -* 9 Então Booz disse aos anciãos e ao povo: «Vocês hoje são testemunhas de que eu estou comprando de Noemi tudo o que pertencia a Elimelec, a Quelion e a Maalon. 10 Ao mesmo tempo, estou adquirindo como esposa a moabita Rute, viúva de Maalon, a fim de conservar o nome do falecido na herança dele, e para que o nome do falecido não desapareça do meio de seus irmãos nem da porta de sua cidade. Vocês são testemunhas11 Todos os que estavampresentes, na porta da cidade, junto com os anciãos, responderam: «Nós somos testemunhas. Que Javé torne essa mulher, agora entrando em sua casa, como Raquel e Lia, que formaram a casa de Israel. Quanto a você, Booz, seja poderoso em Éfrata e tenha fama em Belém. 12 E pelos filhos que Javé vai dar a você, por meio dessa moça, que a sua casa seja como a casa de Farés, que Tamar deu à luz para Judá».

A esperança traz vida -* 13 Booz se casou com Rute. E ela se tornou sua esposa. Booz teve relações com ela, e Javé deu a Rute a graça de engravidar, e ela deu à luz um filho. 14 As mulheres diziam a Noemi. «Javé seja bendito! Ele não deixou que hoje faltasse para você um resgatador. O nome dele se tornará famoso em Israel. 15 Ele será para você um consolador e um apoio na velhice, pois quem o gerou é sua nora. Ela ama você, e é melhor para você do que sete filhos».

16 Noemi pegou o menino, o pôs no colo e foi para ele uma verdadeira mãe de criação. 17 As vizinhas deram um nome ao menino, dizendo: «Nasceu um filho para Noemi». E lhe deram o nome de Obed. Obed foi o pai de Jessé. E Jessé foi o pai de Davi.

Começo de uma nova história -* 18 Esta é a descendência de Farés: Farés foi o pai de Hesron. 19 Hesron foi o pai de Ram. Ram foi o pai de Aminadab. 20 Aminadab foi o pai de Naasson. Naasson foi o pai de Salmon. 21 Salmon foi o pai de Booz. Booz foi o pai de Obed. 22 Obed foi o pai de Jessé. E Jessé foi o pai de Davi.

 

 




* 4,1-8: Noemi vive a situação dos pobres. Para terem o que comer, eles precisam vender seu pequeno patrimônio. Desse modo, ficam sempre mais desenraizados. Enquanto isso, os ricos aumentam suas riquezas e latifúndios. Muitas vezes esse roubo é acobertado por uma perversa interpretação da lei, cuja finalidade é justamente contrária (cf. nota em 2,15-23). Para defender a situação da família, o livro de Rute mistura duas leis, do resgate e do levirato, ampliando o dever implicado nesta última. Assim, não só o cunhado, mas também outros parentes têm obrigação de perpetuar o nome do falecido. Resultado dessa nova formulação jurídica: o terreno de Noemi é vendido, mas continua a pertencer à sua família e será herdado pelo filho que Rute tiver com o seu resgatador. Além disso, o menino que nascer será considerado filho do falecido esposo de Rute. Desse modo, o terreno continuará sendo propriedade do falecido. Isso tudo mostra que é impossível existir um sistema econômico justo, quando não se leva em conta a situação concreta em que vivem os empobrecidos. O sistema econômico não enformado pela visão da dignidade humana acaba se transformando em fonte contínua de injustiça, violação do direito e corrupção generalizada.

O livro de Rute atinge aqui o seu ápice: a luta dos pobres chega a ponto de mudar a estrutura jurídica e legal, encaminhando a construção de uma sociedade justa e fraterna.



* 9-12: Booz se solidarizou de fato, e levou até o fim a luta de Noemi e Rute. O que ele ganhou com isso? Apenas o gosto da fraternidade e da justiça, que se alegram com a libertação dos pobres e oprimidos. O nome Booz significa: «Pela Força». Ele é a personificação de todos aqueles que gratuitamente colocam sua força e capacidade a serviço da luta do povo pobre por seus direitos. Ao ver o gesto de Booz, o povo faz a ele um grande elogio, porque desse gesto generoso nasce a esperança de uma sociedade que faz justiça aos pobres.



* 13-17: Com o nascimento do menino, a situação dos pobres é resgatada e renascem as esperanças do povo. Obed significa servo. Colocando-o como antepassado do rei Davi, o livro de Rute espelha a esperança dos pobres: ter um rei a serviço da justiça, que leve o povo para a liberdade e a vida.



* 18-22: Estes versículos finais foram acrescentados mais tarde, para destacar que uma estrangeira foi antepassada de Davi. O Evangelho conservará o nome de Rute como antepassada de Jesus (Mt 1,5). Desse modo, a história de Rute deixa bem claro que é através da solidariedade na resistência e na luta, que os pobres constroem a história e o mundo novo.






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