Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

5

Os poderosos têm medo de um povo livre -* 1 Todos os reis dos amorreus que se encontram no oeste, na Cisjordânia, e todos os reis dos cananeus que habitavam junto ao mar, souberam que Javé tinha secado as águas do Jordão diante dos israelitas até que tivessem atravessado. Ficaram desencorajados, e ninguém mais conseguia respirar diante dos israelitas.

Compromisso com o projeto de Javé -* 2 Nesse tempo Javé disse a Josué: «Fabrique facas de pedra e faça uma nova circuncisão dos israelitas». 3 Então Josué fez facas de pedra e circuncidou os israelitas na colina dos Prepúcios.

4 O motivo dessa circuncisão foi que todos os homens saídos do Egito, todos os guerreiros, tinham morrido no caminho do deserto, depois que saíram do Egito. 5 Todos os que tinham saído do Egito eram circuncidados, mas todos os que nasceram no caminho do deserto, depois da saída do Egito, não eram circuncidados. 6 Os israelitas tinham caminhado pelo deserto durante quarenta anos, até que desapareceu toda a geração de guerreiros que tinham saído do Egito e que não obedeceram a Javé. Javé lhes havia jurado que eles não veriam a terra que Javé tinha jurado dar a seus antepassados, uma terra onde corre leite e mel. 7 Javé, porém, deu descendentes para eles, e foi a estes que Josué circuncidou, pois estavam sem circuncisão, uma vez que não tinham sido circuncidados no caminho. 8 Quando terminaram de circuncidar a todos, ficaram no lugar do acampamento até se restabelecerem. 9 Então Javé disse a Josué: «Hoje eu tirei de vocês a vergonha do Egito». Por isso, deram a esse lugar o nome de Guilgal, até o dia de hoje.

Etapa final da libertação -* 10 Os israelitas ficaram acampados em Guilgal e celebraram a Páscoa no dia catorze do mesmo mês, à tarde, na planície de Jericó. 11 A partir do dia seguinte à Páscoa, comeram dos produtos da terra; no mesmo dia, comeram pão sem fermento e trigo tostado. 12 No dia seguinte, quando começaram a comer os produtos da terra, o maná parou de cair. Não houve mais maná para os israelitas e, nesse ano, eles comeram dos frutos da terra de Canaã.

Encontro com Javé -* 13 Estando perto de Jericó, Josué levantou os olhos e viu em diante de si um homem com a espada desembainhada na mão. Josué se aproximou dele e perguntou: «És a nosso favor ou a favor dos nossos inimigos14 Ele respondeu: «Eu sou chefe do exército de Javé, e acabo de chegar». Então Josué prostrou-se com o rosto por terra e o adorou. A seguir perguntou: «O que diz o meu Senhor a seu servo15 O chefe do exército de Javé respondeu: «Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é lugar sagrado». E Josué assim o fez.




* 5,1: A chama da liberdade do povo causa medo naqueles que detêm o poder: estes sabem que a liberdade do povo é o fim de seus privilégios.



* 2-9: A circuncisão é o sinal da pertença ao povo de Javé. São circuncidados a nova geração e novos grupos que vão aderindo ao projeto de Javé (cf. nota em 2,1-24).



* 10-12: Sobre a Páscoa e os pães sem fermento, cf. nota em Ex 12. Com a entrada na terra, começa a etapa final do movimento da libertação, iniciado com a saída do Egito. A contraposição entre produtos da terra e maná marca o fim do período no deserto.



* 13-15: A personagem com a espada desembainhada recorda o anjo exterminador (cf. Ex 12). Foi o próprio Javé quem acompanhou o povo no deserto (cf. Ex 14,19; Ex 23,20.23.32.34) e que agora «acaba de chegar» para dirigir o exército de Israel na conquista da terra. Agora, a terra toda é sagrada (cf. Ex 3,7-8), porque é propriedade de Javé, e vai ser entregue ao povo para que este aí realize o projeto de Javé.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002