Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

4

II. AS COISAS FUTURAS: HISTÓRIA, JULGAMENTO E REINO

 

1. O Senhor da história

Deus governa a história -* 1 Depois de escrever as cartas às igrejas, eu, João, tive uma visão. Havia uma porta aberta no céu, e a primeira voz, que eu tinha ouvido falar-me como trombeta, disse: «Suba até aqui, para que eu lhe mostre as coisas que devem acontecer depois dessas2*  Imediatamente o Espírito tomou conta de mim. Havia no céu um trono e, no trono, alguém sentado. 3 Aquele que estava sentado parecia uma pedra de jaspe e cornalina; um arco-íris envolvia o trono com reflexos de esmeralda. 4 Ao redor desse trono havia outros vinte e quatro; e neles vinte e quatro Anciãos estavam sentados, todos eles vestidos de branco e com uma coroa de ouro na cabeça. 5* Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus. 6* Na frente do trono havia como que um mar de vidro, como cristal. No meio do trono e ao redor estavam quatro Seres vivos, cheios de olhos pela frente e por detrás. 7 O primeiro Ser vivo parece um leão; o segundo parece um touro; o terceiro tem rosto de homem; o quarto parece uma águia em pleno vôo. 8* Cada um dos quatro Seres vivos tem seis asas e são cheios de olhos ao redor e por dentro. Dia e noite sem parar, eles proclamam:

«Santo! Santo! Santo!

Senhor Deus Todo-poderoso!

Aquele-que-é, que-era e que-vem

9 Os Seres vivos dão glória, honra e ação de graças ao que está sentado no trono, e que vive para sempre. 10 E a cada vez que os Seres vivos fazem isso, os vinte e quatro Anciãos se ajoelham diante daquele que está sentado no trono, para adorar aquele que vive para sempre. Cada Ancião tira a coroa da cabeça e a coloca diante do trono de Deus. E todos eles proclamam:

«Senhor, nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder.

Porque tu criaste todas as coisas.

Pela tua vontade elas começaram a existir e foram criadas




* 4,1: Num processo de conversão, a Igreja se torna capaz de discernir o projeto de Deus que está em realização na história. E João agora vai «subir», isto é, vai descrever o mistério que está por dentro da história, e que dirige todo o seu desenvolvimento.



* 2-4: João apresenta Deus como rei e juiz que governa a história (trono), mas seu governo é dirigido pelo amor e misericórdia (arco-íris: Gn 9,13ss), pois Deus só quer a vida: ele é santo e transcendente (brilho das pedras preciosas).

O povo de Deus (vinte e quatro Anciãos) participa do governo da história (tronos), da vida do Ressuscitado (veste branca) e da sua vitória (coroa).



* 5-6: Deus age continuamente na história, intervindo em favor do homem (relâmpagos, vozes, trovões: Ex 19,16), dando vida a todos os seres (sete Espíritos) e governando todos os povos (mar de vidro: Sl 65,8).



* 6-8: Os quatro Seres vivos simbolizam toda a criação (quatro também indica totalidade). As criaturas testemunham que Deus age sem cessar, de modo vigilante (olhos) e rápido (asas).



* 8-11: A criação louva a Deus, reconhecendo-o como Todo-poderoso e Senhor da história. O povo de Deus continua o louvor da criação reconhecendo que a glória, a honra e o poder pertencem a Deus, porque só ele criou todas as coisas. Numa situação de perseguição, os cristãos não se desesperam, pois sabem que Deus Criador sustenta e dirige toda a história.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002