Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

10

Um sacrifício único -* 1 A Lei possui apenas uma sombra dos bens futuros, e não a realidade concreta das coisas. Por isso, mesmo oferecendo sacrifícios continuamente, ano após ano, a Lei não tem poder de conduzir à perfeição aqueles que participam de tais sacrifícios. 2 Caso contrário, será que não se teria parado de oferecer esses sacrifícios? De fato, os fiéis, purificados uma vez por todas, doravante não teriam mais nenhuma consciência dos pecados. 3 Contudo, por meio desses sacrifícios, a lembrança dos pecados é renovada ano após ano, 4 uma vez que é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes.

5 Por esse motivo, ao entrar no mundo, Cristo disse: «Tu não quiseste sacrifício e oferta. Em vez disso, tu me deste um corpo. 6 Holocaustos e sacrifícios não são do teu agrado. 7 Por isso eu disse: Eis-me aqui, ó Deus - no rolo do livro está escrito a meu respeito - para fazer a tua vontade

8 Primeiro diz: «Não queres e não te agradam sacrifícios e ofertas, holocaustos e sacrifícios pelo pecadoTrata-se de coisas que são oferecidas segundo a Lei. 9 Depois acrescenta: «Eis-me aqui para fazer a tua vontade». Desse modo, Cristo suprime o primeiro culto para estabelecer o segundo. 10 É por causa dessa vontade que nós fomos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

11 Cada sumo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto e oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que são incapazes de eliminar os pecados. 12 Jesus, porém, ofereceu um só sacrifício pelos pecados e se assentou à direita de Deus. 13 Doravante, ele espera apenas que seus inimigos sejam colocados debaixo de seus pés. 14 De fato, com uma só oferta ele tornou perfeitos para sempre os que ele santifica. 15 E é isso que o Espírito Santo atesta; de fato, após ter dito: 16 «Esta é a aliança que vou concluir com eles, depois daqueles dias, - diz o Senhor: Eu colocarei minhas leis em seus corações e as imprimirei na sua mente, 17 e não me lembrarei mais dos seus pecados e de suas faltas18 Ora, quando os pecados foram perdoados, não é mais preciso fazer ofertas pelos pecados.

Unidos em Jesus -* 19 Irmãos, com toda segurança podemos entrar no santuário, por meio do sangue de Jesus. 20 Ele inaugurou para nós esse caminho novo e vivo, através da cortina, isto é, da sua própria carne. 21 Temos um sacerdote eminente à frente da casa de Deus. 22 Aproximemo-nos, pois, de coração sincero, cheios de , com o coração purificado da consciência e o corpo lavado com água pura. 23 Sem vacilar, mantenhamos a profissão da nossa esperança, pois aquele que fez a promessa é fiel. 24 Tenhamos consideração uns com os outros, para nos estimular no amor e nas boas obras. 25 Não deixemos de freqüentar as nossas reuniões, como alguns costumam deixar. Ao contrário, procuremos animar-nos sempre mais, principalmente agora que vocês estão vendo como se aproxima o Dia do Senhor.

O perigo da apostasia -* 26 De fato, se continuarmos pecando, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, não sacrifícios que possam tirar nossos pecados. 27 Fica apenas uma terrível espera do julgamento e o ardor de um fogo para devorar os rebeldes. 28 Quem desobedece à Lei de Moisés é condenado à morte sem piedade, tendo como base o testemunho de duas ou três pessoas. 29 Vocês então podem imaginar o castigo bem mais severo, que merecerá aquele que pisou o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança, pelo qual foi santificado, e que insultou o Espírito da graça! 30 Conhecemos aquele que disse: «A mim pertence a vingança, eu é que retribuirei.» E ainda: «O Senhor julgará o seu povo31 É terrível cair nas mãos do Deus vivo!

Não percam a coragem! -* 32 Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados: vocês tiveram que suportar uma grande e penosa luta, 33 ora expostos publicamente a insultos e tribulações, ora tornando-se solidários com aqueles que assim eram tratados. 34 De fato, vocês participaram do sofrimento dos prisioneiros e aceitaram com alegria ser despojados dos próprios bens, sabendo que possuíam bens, que são melhores e mais duráveis. 35 Portanto, não percam agora a coragem, para a qual está reservada uma grande recompensa. 36 Vocês necessitam apenas de perseverança, a fim de cumprirem a vontade de Deus, e assim alcançarem o que ele prometeu. 37 Porque, falta apenas um pouco, e aquele que deve vir vai chegar e não tardará. 38 O meu justo vive pela ; mas, se ele volta atrás, nele eu não encontro mais nenhuma satisfação. 39 Nós, porém, não somos como aqueles que voltam atrás para se perder, mas somos homens de , para salvar a nossa vida.




* 10,1-18: O que são Paulo diz sobre a Lei, o autor repete sobre a liturgia judaica. Esta faz reviver a experiência do pecado, mas não consegue libertar dele. O sacrifício de Cristo, a existência inteira de Jesus, todo o movimento de sua consciência é o verdadeiro ato sacerdotal, o grande e perene ato de oferta. Ele tira o pecado, restabelece a ligação com Deus mediante a sua própria pessoa e experiência viva. Funda a nova aliança, o povo novo que pode ter acesso a Deus. E o caminho para esse acesso é o compromisso de fé com Cristo, compromisso que nenhuma liturgia pode substituir.



* 19-25: Doravante, o caminho que leva os homens para Deus é a pessoa de Jesus, através de sua atividade e sacrifício. No batismo, os cristãos se unem à pessoa de Jesus Cristo. E essa união se manifesta concretamente pelo testemunho ativo que transforma a sociedade e pela partilha e vida fraterna em clima de comunidade. Aliás, essa partilha é que sustenta o testemunho. E a união com Jesus e com os irmãos manifesta a comunhão com Deus, que se completará quando formos introduzidos no descanso definitivo (Dia do Senhor).



* 26-31: O autor repete a advertência feita em 6,1-8: Quem rejeita Jesus ou se revolta voluntária e livremente contra ele, exclui-se do perdão, da vida e da graça de Deus.



* 32-39: Iluminados pelo batismo, os fiéis optaram por Cristo; por isso enfrentam muitas dificuldades, mas o momento não é de perder a coragem. O encontro com o Senhor que vem é a recompensa para todos aqueles que perseveram.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002