Notícias

17/11/2020

PAULUS convida para o Lançamento virtual da obra “Uma flor no jardim de Deus”

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





História da bem-aventurada Josafata Hordashevka

Nesta quinta-feira (19), às 19h, a PAULUS Editora promoverá o lançamento virtual da obra “Uma flor no jardim de Deus: História da bem-aventurada Josafata Hordashevka”, escrita por Dom Baptista Barbosa Neto, OSB, com ilustrações de Veruschka Guerra. O encontro virtual será transmitido pelo canal do Youtube e Facebook da PAULUS e contará com a participação do autor Dom João Baptista, da ilustradora Veruschka Guerra e da Irmã Rosângela de Melo Campanharo, diretora do Colégio Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo – SP, e membro da Congregação Irmãs Servas de Maria Imaculada. O diálogo será mediado pela colaboradora e autora da PAULUS Dílvia Ludvichak.

O livro é a mais recente publicação da Coleção Amigos de Deus que narra ao público infantil às histórias de grandes santos e santas da Igreja e seus principais ensinamentos. Este livro convida pequenos e grandes leitores a conhecer de perto a história da fundadora da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, a bem-aventurada Josafata Hordashevka.

Nesta obra, o autor Dom João Baptista traz a trajetória dessa flor tão especial do jardim de Deus, Irmã Josafata como era chamada, nasceu em 20 de novembro de 1869, na Ucrânia. Desde pequena, era temente ao Senhor e praticava os seus ensinamentos, mostrava a  todos ao seu redor a importância de louvá-lo, glorificá-lo por suas maravilhas e seu grande amor pela humanidade.  Irmã Josafata dedicou sua vida em prol da Congregação e do serviço ao próximo, sempre rezando, trabalhando na formação das pessoas. Exercia sua missão com muito amor e dedicação, vivendo em contínua união com Jesus, ela se tornou um exemplo de como harmonizar oração, serviço a Deus e ao próximo.

Irmã Josafata faleceu em 07 de abril de 1919 e foi beatificada pelo Papa João Paulo II, em 27 de junho de 2001, em Lviv, na Ucrânia. O autor lembra que ao longo de sua vida, ela espalhou inúmeras sementes para que mais flores pudessem crescer no jardim de Deus. Essas sementes, ainda hoje, germinam e crescem, levando o perfume do amor de Deus pelo mundo inteiro. A congregação está presente em 16 países, que seguem o legado da bem-aventurada Irmã Josafata: “Amar e servir onde há maior necessidade”.

Dom João Baptista Barbosa Neto, OBS, é monge beneditino do Mosteiro de São Bento, em São Paulo. Apaixonado por literatura, desde criança se deixou fascinar pelos contos infantis dos Irmãos Grimm, Monteiro Lobato e também pela literatura de cordel. No mosteiro, exerce as funções de bibliotecário, arquivista e produtor cultural. Envolvido no mundo das artes, leciona estética da espiritualidade aos oblatos beneditinos. Como pesquisador da cultura monástica, criou a Feira São Bento do Livro, além de desenvolver diversos projetos culturais em São Paulo, como cursos, palestras e exposições.

Veruschka Guerra nasceu em João Pessoa, Paraíba, e começou a trabalhar como ilustradora em 2010. Em 2011, foi para a Itália, onde se especializou na Fondazione Mostra Internazionale di Illustrazione per Infanzia Stepan Zavrel. Foi indicada ao Prêmio Jabuti 2015, por seu primeiro livro autoral: O Sonho de Karim publicado pela PAULUS. Veruschka tem ilustrações publicadas em livros infantis, juvenis, de colorir, capas e posters no Brasil, na América do Norte, Europa, Austrália, Índia, Japão e Coreia do Sul.           

Serviço
Lançamento: Uma flor no jardim de Deus: História da bem-aventurada Josafata Hordashevka,
Data: 19 de novembro, quinta-feira, às 19h
Participação: Dom João Baptista OBS, Veruschka Guerra e Irmã Rosângela de Melo Campanharo
Transmissão: Youtube – canalpauluseditora/Facebook – editorapaulus
Mediação: Dílvia Ludvichak