Notícias

27/08/2019

Setembro: o mês da escuta e partilha Bíblica

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





PAULUS Editora oferece subsídios para refletir e aprofundar os estudos bíblicos

Para meditar a Palavra de Deus, à luz do Concílio Vaticano II e inspirado pelo patrono dos estudos bíblicos São Jerônimo, a Igreja do Brasil, em todo território nacional, em suas diversas dioceses, comunidades, paróquias e instituições religiosas, dedica o mês de setembro para o estudo das Sagradas Escrituras de uma maneira mais efetiva. Segundo a história da Igreja, no Brasil, esta comemoração surgiu no ano de 1971, devido à festa de São Jerônimo, que ocorre no dia 30 de setembro.

Além disso, o pedido para celebrar o mês da Bíblia, teria sido convocado em dezembro de 1961, pelo papa da época João XXIII. Desde então, a Igreja orienta que a partilha da Palavra de Deus deve encontrar lugar privilegiado não apenas nas celebrações eucarísticas, mas nos seios das famílias, nos círculos bíblicos, nos inúmeros grupos de reflexão e, em toda a comunidade eclesial.

Nesta perspectiva, para guiar o povo de Deus, anualmente, a Igreja orienta a leitura diária da Bíblia por meio de um livro bíblico com uma temática própria, escolhida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Para este ano, a Igreja convida a assembleia a escutar a mensagem da Primeira Carta de João, com o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19).  Segundo a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), este será o 48º tema discutido no mês da Bíblia.

Para a PAULUS, setembro é um mês especial para exercitar a vivência, a escuta e a partilha da Palavra. Assim, a Editora apresenta diversos subsídios que auxiliam os leitores no aprofundamento dos estudos bíblicos. Entre eles estão: a revista Vida Pastoral (número 329, de setembro/outubro) que traz artigos e reflexões para introduzir os leitores na mensagem da primeira carta de João.

O periódico Bíblia-Gente, com mais de 150 mil exemplares impressos e distribuídos gratuitamente em todo o Brasil, que oferece roteiros de reflexão para celebrar o mês da Bíblia. O folheto Bíblia-Gente está disponível para download gratuito no site da PAULUS, bastando acessar www.paulus.com.br/portal/biblia-gente.

A PAULUS é referência o mercado editorial em traduções bíblicas, considerada a editora católica brasileira com maior tradição na edição dos textos bíblicos, entre as traduções em destaque estão: A Bíblia de Jerusalém, indicada para um estudo mais aprofundado da Palavra, em especial, o conteúdo traz notas de rodapé e indicações precisas para nortear os estudos. É importante lembrar que, a bíblia de Jerusalém se tornou referência tanto para católicos como para protestantes.

Para o trabalho pastoral na catequese, círculos bíblicos e demais trabalhos com os fiéis leigos, a edição indicada é a Nova Bíblia Pastoral, que apresenta o texto bíblico em linguagem simples e com notas explicativas de fácil compreensão. Outra edição em destaque é a Bíblia do Peregrino, indicada para aqueles que apreciam a riqueza na linguagem dos textos, com notas extensas, essa tradução, busca reproduzir a feição das línguas antigas, visando à equivalência entre o estilo dos idiomas originais e o da língua portuguesa.

A Bíblia de Veneza tem encantado leitores do Brasil inteiro, trata-se da edição de luxo do Novo Testamento, com ilustrações de referência para os cristãos: as imagens dos mosaicos que revestem as paredes da Basílica de São Marcos, em Veneza dão leveza ao texto Sagrado.  Além disso, para o público jovem, a editora lançou a Bíblia Jovem, parte da coleção “YOUCAT” (abreviação de Youth Catechism), bíblia pensada exclusivamente para atender o público jovem.

Já para o público infantil, a PAULUS oferece um aparato de bíblias para cultivar o ensino bíblico dos pequenos, como as seguintes publicações: Minha primeira Bíblia de Jesus, Minha Bíblia divertida, Bíblia infantil, Bíblia do aprendiz, Minha Bíblia, A Bíblia da família, Minha primeira Bíblia – Uma história de amor e Deus te conta – Histórias bíblicas para crianças.

A PAULUS também possui diversas coleções para auxiliar o estudo da Bíblia, destacam-se as coleções: Lendo a Bíblia, O mundo da Bíblia, Animação bíblica e coleção Temas Bíblicos, dentre outras.  Outra forma que a editora encontra para difundir a Palavra de Deus é por meio das mais de 30 livrarias PAULUS espalhadas pelo Brasil, consideradas verdadeiros centros de evangelização, com inúmeras atividades para os clientes, entre palestras e discussões com especialistas da área bíblica.

Nesse caminho, seguindo os passos do Bem-Aventurado Pe. Tiago Alberione, que dizia: “O livro que devemos espalhar particularmente é a Bíblia: acima de tudo e sempre” (UPS III, 12). Em 04 de abril de 2013, a PAULUS criou o Centro Bíblico PAULUS, um dos frutos do IX Capítulo Geral da Pia Sociedade de São Paulo.

O Centro Bíblico PAULUS tem a responsabilidade de coordenar todas as atividades de animação bíblica nos países onde a PAULUS está presente, por meio de um projeto comum. No Brasil, o Centro Bíblico se propõe a produzir materiais bíblicos e a organizar cursos de extensão, formação bíblico-pastoral, semanas de animação bíblica e palestras.

Com a variedade de produtos citados e inúmeras atividades de formação, a PAULUS continua na missão de evangelizar e difundir a Palavra Sagrada por meio da cultura da comunicação. Confira mais novidades em www.paulus.com.br