Notícias

10/05/2018

Seminário de Catequese e Formação litúrgica reúnem centenas de pessoas no Rio Grande do Sul

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No sábado (05), cerca de 500 pessoas participaram do primeiro Seminário PAULUS de Catequese promovido pela livraria de Porto Alegre em parceria com a Diocese de Osório (RS). O encontro foi realizado na Escola Ildefonso Simões Lopes, no município de Osório, no Rio Grande do Sul, e teve como tema principal a Iniciação à vida cristã – Desafios e perspectivas da Catequese hoje.

O evento teve início com um momento de espiritualidade, onde foi feita a leitura orante da Palavra. Na sequência, os presentes participaram da palestra “Renovação da comunidade a partir da iniciação à vida cristã”, ministrada pelo Pe. Humberto Robson Carvalho.

Após um rápido intervalo, em que os catequistas puderam partilhar conhecimentos, Altierez Sebastião dos Santos convidou a todos para um bate-papo sobre catequese e liturgia.

Antes de seguir com a programação, os convidados desfrutaram de uma refeição, em seguida tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas e Workshops, entre elas: catequese e ministério leigo, ano litúrgico e catequese, catequese e redes sociais e espiritualidade do catequista. O Seminário foi encerrado com uma celebração eucarística.

No mesmo dia, a livraria realizou o segundo encontro da Formação Litúrgica. O encontro reuniu 90 pessoas, entre agentes de pastoral, padres, religiosos, seminaristas e leigos. Pe. Luciano Massullo, mestre em liturgia, foi o responsável por conduzir o debate sobre a dimensão simbólica da liturgia.

O curso foi proposto para proporcionar adequada formação litúrgica, conforme pede o documento conciliar Sacrosanctum Concilium, o primeiro documento redigido e aprovado durante o Concílio Vaticano II. A constituição visa aumentar a participação dos leigos na liturgia da Igreja. O próximo encontro será no dia 2 de junho, e terá como tema o ano litúrgico.