Notícias

07/03/2018

PAULUS promove formações sobre ano do Laicato em Aracaju e Campinas

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Com objetivo de promover um maior entendimento da importância do leigo dentro da Igreja, foi apresentado e aprovado o projeto preparado pela Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato. Durante este ano as dioceses e comunidades tem a missão de refletir e realizar estudos sobre o tema.

Preocupada com esse apelo da Igreja, a PAULUS vem promovendo diversas formações por todo o Brasil. No último sábado (3), as livrarias de Aracaju (SE) e Campinas (SP) receberam dezenas de leigos, leigas e religiosos para participar dos cursos.

Na capital sergipana, cerca de 30 pessoas estiveram na livraria para aprofundar o entendimento do papel do leigo na Igreja. Para conduzir a formação, a livraria de Aracaju convidou o diácono Sérgio Oliveira, OFS/OMB. Sérgio buscou incentivar uma vivência consciente do papel do leigo na Igreja e na sociedade.

No interior de São Paulo, a livraria de Campinas convidou o monsenhor Rafael Capelato para conduzir a reflexão com as mais de 20 pessoas que vieram da Arquidiocese de Campinas e de Limeira para participar do curso. O monsenhor, que fez parte da comissão da CNBB responsável pela preparação do Ano do Laicato, trouxe uma contextualização histórica, desde a origem da vinda do Império português para o Brasil e sua relação com a Igreja.

Além disso, apresentou as várias denominações dadas aos fiéis durante a história, observando as mudanças do papel do leigo conforme os anos. Os participantes elogiaram a iniciativa da PAULUS e também o domínio do assunto por parte do palestrante.