Notícias

15/08/2019

PAULUS homenageia autores cariocas na 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Editora lança no evento obra infantil sobre a realidade da favela

Marcar presença em um evento literário tão significativo é um desafio e uma conquista.

Com novidades e um leque de títulos diversificados em catálogo, a PAULUS confirma presença na 19ª Bienal Internacional do Rio de Janeiro, que será realizada de 30 de agosto a 8 de setembro no Riocentro, na Barra da Tijuca.

Com mais de três mil títulos lançados no Brasil, a editora aproveita o evento para destacar seus lançamentos e oferecer descontos e atrações, como o tradicional Teatro de Marionetes, esperado por crianças e adultos. O espetáculo é apresentado pelo marionetista e bonequeiro Abraão Gouvea, que pela PAULUS já levou os seus bonecos por todas as regiões do país. Para esta bienal, o artista escolheu o musical “O Circo”, que trabalha os movimentos de bonecos circenses. A atividade é baseada no livro homônimo de Roseana Murray, que inspirou um cenário cheio de cores, sons e luzes. Em cada movimento os bonecos ganham vida pelas mãos do artista, e, por meio da aproximação com o universo do circo, o público vivencia experiências de alegria, concentração, imaginação e muita expectativa. As apresentações serão realizadas todos os dias da feira, em diversos horários.

Nesta edição, também será feita uma homenagem aos anfitriões da Cidade Maravilhosa. Obras de autores cariocas dos catálogos infantil e juvenil ganham evidência e descontos especiais durante a feira. Os organizadores do evento destacam que essa é uma forma de agradecer e valorizar o trabalho de profissionais que fazem parte da história da editora: Alexandre Carvalho, Celso Sisto, Cesar Cardoso, Flávia Savary, Graça Lima, João Pedro Roriz, Júlio Emílio Braz, Lúcia Fidalgo, Ninfa Parreiras, Regina Rennó, Renato Lima, Roseana Murray e Sandra Ronca. Entre os autores homenageados está também Andrea Viviana Taubman, autora do livro A família de Marília, que marcará presença na feira no dia 30 de agosto, às 16h, para uma tarde de autógrafos.

Poesia e esperança são palavras impressas no mais novo livro da PAULUS, que será lançado durante a bienal. Favela, de Dílvia Ludvichak, é uma obra voltada para o público infantil, mas capaz de sensibilizar leitores de todas as idades. Para escrevê-la, a autora e jornalista pesquisou e adentrou a realidade do pequeno Pepeu, que representa muitas crianças que vivem em regiões periféricas, não somente do Rio de Janeiro, onde vive Pepeu, mas de todo o Brasil. Para ela, que não era detentora daquela experiência, o trabalho foi um desafio. “As pessoas compõem o ambiente: ali tem som de gente que casa, que faz festa de 15 anos, de gente que faz a vida acontecer”, diz Dílvia.

A autora afirma que um dos grandes objetivos da obra foi mostrar que história e vida acontecem em qualquer recanto do Brasil, independentemente da circunstância, e que as crianças das favelas têm o direito de ter suas vidas retratadas. Para isso, ela buscou ao máximo a vivência e a aproximação daquela realidade, procurando desmistificá-la diante do olhar da sociedade, quase sempre preconceituoso e limitado, e propondo um novo olhar, poético e cheio de esperança.

Outro destaque nesta edição é a linha bíblica. A PAULUS é a editora católica brasileira com maior tradição na edição dos textos bíblicos. No estande, o visitante poderá encontrar a Palavra de Deus em diversos formatos, versões e preços.

Serviços:

19ª Bienal Internacional do Rio de Janeiro

De 30 de agosto a 8 de setembro

De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Aos sábados e domingos, das 10h às 22h.

Local: RIOCENTRO/ Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca

Estande da PAULUS – Pavilhão Verde, Rua R, estande R60

Programação de Teatro de Marionetes

31/08 – Sábado, às 11h/13h/14h/15h

01/09 – Domingo, às 11h/13h/15h/17h

02/09 – Segunda-feira, às 10h/12h/14h/16h

03/09 – Terça-feira, às 10h/12h/14h/16h

04/09 – Quarta-feira, às 10h/12h/14h/16h

05/09 – Quinta-feira, às 10h/12/14h/16h

06/09 – Sexta-feira, às 10h/12/14h/16h

07/09 – Sábado, às 11h/13h/14h/15h

08/09 – Domingo, às 11h/13h/15h/17h