Notícias

30/08/2019

PAULUS Editora participa da 19º Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Editora lança no evento obra infantil sobre a realidade da favela

Começou a 19º Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Por volta das 10h, a organização oficial do evento deu as boas-vindas ás editoras e visitantes. Com novidades e um leque de títulos diversificados em catálogo, a PAULUS marca presença. A Bienal acontece entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro no Riocentro, na Barra da Tijuca.

Com mais de três mil títulos lançados no Brasil, a editora aproveita o evento para destacar seus lançamentos e oferecer descontos e atrações, como o tradicional Teatro de Marionetes, esperado por crianças e adultos. O espetáculo é apresentado pelo marionetista e bonequeiro Abraão Gouvea, que pela PAULUS já levou os seus bonecos por todas as regiões do país. Nesta Bienal, o artista escolheu o musical “O Circo”, que trabalha os movimentos de bonecos circenses. A atividade é baseada no livro homônimo de Roseana Murray, que inspirou um cenário cheio de cores, sons e luzes. Em cada movimento os bonecos ganham vida pelas mãos do artista, e, por meio da aproximação com o universo do circo, o público vivencia experiências de alegria, concentração, imaginação e muita expectativa. As apresentações serão realizadas todos os dias da feira, em diversos horários.

Nesta edição, a PAULUS está homenageando os anfitriões da Cidade Maravilhosa. Obras de autores cariocas dos catálogos infantil e juvenil estão em destaque e com descontos especiais durante a feira. Os organizadores do evento ressaltam que essa é uma forma de agradecer e valorizar o trabalho de profissionais que fazem parte da história da editora: Alexandre Carvalho, Celso Sisto, Cesar Cardoso, Flávia Savary, Graça Lima, João Pedro Roriz, Júlio Emílio Braz, Lúcia Fidalgo, Ninfa Parreiras, Regina Rennó, Renato Lima, Roseana Murray e Sandra Ronca. Entre os autores homenageados está também Andrea Viviana Taubman, autora do livro A família de Marília, que marcou presença na tarde desta sexta-feira (30).

Poesia e esperança são palavras impressas no mais novo livro da PAULUS, que será lançado durante a bienal. Favela, de Dílvia Ludvichak, é uma obra voltada para o público infantil, mas capaz de sensibilizar leitores de todas as idades. Para escrevê-la, a autora e jornalista pesquisou e adentrou a realidade do pequeno Pepeu, que representa muitas crianças que vivem em regiões periféricas, não somente do Rio de Janeiro, onde vive Pepeu, mas de todo o Brasil. Para ela, que não era detentora daquela experiência, o trabalho foi um desafio. “As pessoas compõem o ambiente: ali tem som de gente que casa, que faz festa de 15 anos, de gente que faz a vida acontecer”, diz Dílvia.

 A autora afirma que um dos grandes objetivos da obra foi mostrar que história e vida acontecem em qualquer recanto do Brasil, independentemente da circunstância, e que as crianças das favelas têm o direito de ter suas vidas retratadas. Para isso, ela buscou ao máximo a vivência e a aproximação daquela realidade, procurando desmistificá-la diante do olhar da sociedade, quase sempre preconceituoso e limitado, e propondo um novo olhar, poético e cheio de esperança.

Outro destaque nesta edição é a linha bíblica. A PAULUS é a editora católica brasileira com maior tradição na edição dos textos bíblicos. No estande, o visitante encontra a Palavra de Deus em diversos formatos, versões e preços.

Serviços:

19ª Bienal Internacional do Rio de Janeiro

De 30 de agosto a 8 de setembro

De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Aos sábados e domingos, das 10h às 22h.

Local: RIOCENTRO/ Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca

Estande da PAULUS – Pavilhão Verde, Rua R, estande R60

 

Programação de Teatro de Marionetes

31/08 – Sábado, às 11h/13h/14h/15h

01/09 – Domingo, às 11h/13h/15h/17h

02/09 – Segunda-feira, às 10h/12h/14h/16h

03/09 – Terça-feira, às 10h/12h/14h/16h

04/09 – Quarta-feira, às 10h/12h/14h/16h

05/09 – Quinta-feira, às 10h/12/14h/16h

06/09 – Sexta-feira, às 10h/12/14h/16h

07/09 – Sábado, às 11h/13h/14h/15h

08/09 – Domingo, às 11h/13h/15h/17h