Notícias

05/09/2018

Livraria de Salvador realiza formação sobre canto litúrgico

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Nos dias 25 e 26 de agosto, a PAULUS Livraria de Salvador realizou uma formação sobre canto litúrgico com o tema: Quem canta? O que cantar na liturgia? O curso teve o objetivo de orientar com embasamento teológico, litúrgico e espiritual o canto nas celebrações eucarísticas.

O professor de liturgia e arte cristã, Frei Joaquim Fonsêca, OFM, iniciou a formação pedindo, aos cerca de 80 participantes, que expusessem as dificuldades encontradas nas comunidades em relação ao canto litúrgico. Em seguida, apresentou os ministérios litúrgico-musicais, ensinando como deve ser exercida sua função.

O assessor apontou a importância e os critérios para a escolha do repertório bíblico-litúrgico. Frei Joaquim evidenciou que devem ser evitados textos e melodias adaptadas de canções populares, trilhas sonoras de filmes e novelas. Além disso, ressaltou que as músicas devem ser acessíveis a assembleia, respeitando sempre o tempo litúrgico e suas festas.  A livraria aproveitou a oportunidade para promover o lançamento do livro O que cantar no ciclo pascal: Quaresma, Tríduo Pascal, Tempo Pascal?