Notícias

21/05/2019

Livraria da Vila Mariana realiza formação sobre Dogmas Marianos

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Na manhã do sábado (11), o religioso paulino Iorlando Rodrigues Fernandes ministrou uma formação sobre os Dogmas Marianos, na PAULUS Livraria da Vila Mariana. Na ocasião, foram tratados principalmente os dogmas da Theotókos (Mãe de Deus) e o da virgindade de Maria.

No decorrer do curso, o palestrante procurou destacar aspectos relacionados ao primeiro dogma, onde a expressão “Mãe de Deus” não significa Mãe da Divindade, mas Mãe de um homem que é Deus. Pelo fato de Jesus ser homem e Deus inseparavelmente, é preciso afirmar que a mãe do homem Jesus é Mãe de Deus. Em teologia, isso se chama “comunicação das propriedades” (communicatio idiomatum). Segundo Iorlando, trata-se de um dado é muito importante no diálogo ecumênico.

Quanto à virgindade de Maria, o religioso afirmou que o dogma pode ser dividido em três partes, seguindo uma “hierarquia das verdades”: em primeiro lugar, aquilo que é afirmado na Bíblia, isto é, a virgindade antes do parto; em segundo lugar, a virgindade depois do parto; por último, a virgindade durante o parto.

“É importante fazer essa distinção para evitar que aspectos secundários do dogma dificultem o diálogo com os cristãos não católicos ou gerem crises de fé em alguns fiéis de nossa própria Igreja, que muitas vezes, por não encontrar fundamentos bíblicos sólidos, têm dificuldades para compreender que Maria permaneceu virgem antes, durante e depois do parto”, ressalta Iorlando.

O palestrante ainda lembra que essa afirmação não se baseia numa declaração dogmática solene, mas na tradição vigente na Igreja do Oriente, do Ocidente e inclusive entre os primeiros Reformadores.

Os participantes solicitaram uma extensão do curso e a livraria vai realizar uma nova formação, que será no dia 6 de julho, para abordar os dois dogmas marianos restantes – Imaculada Conceição e Assunção de Maria.