Notícias

09/04/2019

Formações bíblicas reúnem dezenas de agentes de pastorais

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Em mais uma iniciativa do Centro Bíblico PAULUS, as livrarias estão realizando o “Curso de Extensão: Introdução ao Novo Testamento”. Nos últimos finais de semana, algumas unidades realizaram encontros que reuniram diversas pessoas, entre catequistas, sacerdotes e leigos.

As formações têm o objetivo de capacitar os participantes para aturarem, mais efetivamente, nas pastorais, encontros de formação e na vivência da fé. No dia 23 de março, cerca de 30 pessoas participaram do primeiro encontro realizado na PAULUS Livraria de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Neste primeiro dia de formação, o Pe. Telmo José Amaral, licenciado em Ciências Bíblicas e membro da “Tradução e Interpretação de Textos do Antigo Testamento” (TIAT), propôs aos participantes o estudo sobre o contexto e ambiente do Novo Testamento.

Segundo Pe. Diego Rodrigues, participante do curso, o estudo bíblico é uma das áreas que mais vem crescendo nas últimas décadas. “A formação permanente para um sacerdote é de vital importância ainda mais nesta área para que sempre esteja atual”, declara.

Nos dia 05 e 06 de abril, a livraria de Curitiba iniciou o curso com a presença de cerca de 60 alunos. Na sexta-feira (05), foi realizada uma aula magna com o Arcebispo de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo. Em um clima descontraído e dinâmico, o arcebispo ministrou o tema “Introdução à Exegese e à Hermenêutica do Novo Testamento”, utilizando como referência o documento Dei Verbum, tratando da Interpretação das Sagradas Escrituras.

Na manhã de sábado (06), o Prof. Dr. Frei Ildo Perondi, biblista e professor da PUC-PR, lecionou o tema ”Contexto religioso, social, político e econômico do Novo Testamento”. Frei Ildo fez uma síntese de toda história do povo de Deus até chegar ao Novo Testamento, trabalhando em diálogo com os alunos a temática proposta.

Também no sábado, a PAULUS Livraria de Salvador realizou a segunda etapa do Curso de Extensão com a presença de 30 participantes. O encontro foi conduzido pela professora Ir. Judite Paulina Mayer, religiosa da Congregação Nossa Senhora de Sion, que apresentou o estudo dos Evangelhos Sinóticos Marcos, Mateus e Lucas.

O curso permitiu aos participantes a compreensão das semelhanças descritas nas narrativas da vida e ministério de Jesus e as diferenças na teologia peculiar de cada evangelista. Ir. Judite ressaltou a importância de se estudar as formas e tradições que preexistiam à redação dos evangelhos atuais.