Notícias

14/06/2018

Formação em Juiz de Fora discute as doenças espirituais sob o olhar dos Santos Padres

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





A livraria de Juiz de Fora promoveu, no último sábado (9), o curso “Doenças Espirituais a partir dos Santos Padres”. A formação ministrada pelo Pe. Cássio Barbosa, mestre em Teologia Patrística e História da Teologia, reuniu mais de 40 pessoas no auditório da loja.

O encontro teve início com um momento de oração. Na sequência, Pe. Cássio introduziu os participantes no conhecimento da Patrologia, ciência que estuda a vida e as obras dos Padres da Igreja. O sacerdote aproveitou para sugerir a leitura de livros da Patrística publicados pela PAULUS Editora.

Durante o curso, o palestrante apresentou a figura de São João Cassiano e Evágrio Pôntico, ambos viveram no período da Patrística e foram os responsáveis por descobrir e divulgar os males das doenças espirituais. Evágrio era monge e foi o primeiro a traçar as principais doenças espirituais, chamados os oito males do corpo. São João Cassiano, conheceu estes ensinamentos e passou a divulgá-los pelo Oriente. O Papa Gregório Magno adaptou esses ensinamentos para o Ocidente chamando as doenças espirituais de os sete pecados capitais, reduzindo de oito para sete.

Após breve explicação sobre a origem das doenças, o Pe. Cássio contextualizou, fazendo uma breve análise delas – Vaidade, Avareza, Tristeza, Ira, Luxuria, Gula, Acídia e Soberba. O sacerdote aproveitou a oportunidade para apresentar o livro Acídia o vírus que mata o Amor, obra lançada pela PAULUS Editora.

No dia 28 de julho o Pe. Cássio volta a ministrar uma formação na livraria de Juiz de Fora. O curso terá como tema a Espiritualidade de Santa Teresa D’avila. Os interessados podem se inscrever pelos tel.: (32) 3215.2160 / WhatsApp: (32) 99165.0006