Notícias

17/10/2019

FAPCOM reúne profissionais renomados e centenas de jovens no evento Comunicadores do Futuro

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Por Christiane Alves

 Palestras de diretor de criação da DPZ&T e de Mariana Godoy, junto com chefe de reportagem da GloboNews, fecharam o evento com chave de ouro.

O primeiro dia (09/10), de Comunicadores do Futuro, promovido pela Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, foi de muito aprendizado para os alunos de Ensino Médio de diversas escolas de São Paulo, tais como: ETEC Guaracy Silveira, Colégio Concórdia, ONG Sodiprom, Colégio Spinosa e ETEC Martin Luther King.

O comediante André Santi abriu o evento com um show stand-up. Além de provocar risos, ele trouxe algumas reflexões sobre carreira, habilidades profissionais e mercado de trabalho.

(Coach e diretor executivo da Atheva Tecnologia Maicon Lima)

Em seguida, o coach Maicon Lima bateu um papo com a galera sobre como fazer uma escolha profissional para os que ainda estão no Ensino Médio. Ele ressaltou algumas dicas importantes nesse processo de decisão, como fazer testes vocacionais, pesquisas, network com profissionais da área e, claro, participar de aulas experimentais. Maicon é pós-graduando em Coaching e Gestão Inteligente pela Universidade Metodista de São Paulo, e Publicitário formado pela FAPCOM. Atualmente é Diretor Executivo da Atheva Tecnologia em Educação.

O Gerente de Marketing da FAPCOM, Fernando Mendes, subiu ao palco para falar um pouco sobre a revolução tecnológica atual e o que vai continuar reverberando. “O mundo está se transformando, não há como negar, mesmo assim, sempre haverá um profissional de comunicação pronto para fazer a mensagem chegar ao receptor”, disse.

(Diretor Geral de novelas do SBT Ricardo Mantoanelli)

Para fechar a manhã de palestras do primeiro dia de Comunicadores do Futuro, o Diretor Geral de novelas do SBT, Ricardo Mantoanelli, fez um panorama sobre a área de audiovisual e falou sobre a importância das escolhas e como elas, sejam acadêmicas ou profissionais, levam as pessoas por caminhos diferentes. Rica também contou um pouco sobre os bastidores das produções de teledramaturgia. Ele é formado em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No SBT, foi diretor de novelas e reality shows, como Chiquititas, Carinha de Anjo, Casa dos Artistas, entre outros.

Já o segundo dia de evento (10/10), foi marcado por duas palestras impactantes. Fabio Mozeli, Diretor de Criação da agência DPZ&T, trouxe o premiado case do lançamento de um carro usando a famosa série dos anos 90 no Brasil, Caverna do Dragão. Mozeli falou das dificuldades e das certezas desde a ideia da campanha até a finalização, com equipes trabalhando há 20 horas seguidas, envolvidas emocionalmente com o projeto. O diretor de criação da DPZ&T finalizou sua participação falando da importância da equipe, de ter confiança em seus instintos e de como é fundamental a parceria entre cliente e agência.

(Daniel Evangelista, Mariana Godoy e o professor da FAPCOM Vanderlei Postigo)

Finalizando o evento da FAPCOM, houve a palestra dos jornalistas Mariana Godoy e Daniel Evangelista. Os dois, juntos no palco, dividiram com a plateia algumas histórias e experiências.

Mariana Godoy é, hoje, apresentadora na RedeTV! e compartilhou dicas preciosas que a guiaram pela sua carreira. “Quando eu tinha a idade de vocês, eu nunca dizia não. Qualquer oportunidade que me aparecesse na área, eu abraçava. Depois ia ver o que era”, disse. Mariana também falou da importância do seu instinto na hora de decidir uma pauta e também do valor de não se esquecer quem é. “Numa redação a gente nunca briga com ninguém, precisamos ter um pouco de equilíbrio emocional, mental, ceder, mas nunca esquecer de onde viemos. Isso é o nosso diferencial”.

Já Daniel, chefe de reportagem da GloboNews, ressaltou a riqueza dos caminhos. “Hoje eu estou na GloboNews e isso pode parecer muito para muitos, mas os ‘caminhozinhos’ que me levaram até lá foram cruciais”.

Além da participação dos palestrantes, o evento contou com oficina nos estúdios de Rádio, TV, Fotografia e laboratórios de informática, palestras sobre Jornalismo, Relações Públicas, Produção Publicitária, Marketing Digital e Amor em Tempos Tecnológicos. Por fim, uma oportunidade em que os futuros profissionais tiveram de conhecer a faculdade e tirar dúvidas com os professores e coordenadores de cada curso.