Notícias

26/02/2019

Cursos sobre CF 2019 incentivam participantes a exercerem seu papel de Cristão

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Diversos catequistas e agentes de pastorais se reuniram no sábado (23), nas livrarias de Brasília (DF) e da Vila Mariana (SP), para refletirem sobre a Campanha da Fraternidade de 2019. Neste ano, a Campanha tem como tema as Políticas Públicas, o lema  que acompanha a ação promovida pela CNBB foi retirado do livro de Isaías “Serás liberto pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

A Palestra em São Paulo foi assessorada pelo sacerdote paulino Manoel Quinta, coordenador da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de São Paulo. Pe. Manoel incentivou os participantes a exercerem seu papel de cristão nas políticas públicas.

O agente de pastoral, Dalmo Coelho Córdova Filho foi convidado pela livraria de Brasília para falar sobre o assunto e contar sobre sua experiência em relação ao tema da Campanha. Dalmo é um dos fundadores do Instituto Paulista de Juventude, organização que surgiu da necessidade de aprofundar o tema das Políticas Públicas.

Em ambos os eventos foi utilizado o método ver, julgar e agir. O sistema tem o objetivo de fazer os participantes a enxergarem a sociedade como um todo, sem distinções, julgar baseado na palavra de Deus e agir participando nas políticas públicas.

Pe. Manoel ainda destacou a importância dos movimentos sociais como força de transformação e a necessidade de criar grupos de estudos de fé e políticas públicas nas pastorais. O paulino também apresentou os mecanismos de participação das decisões do governo, como as audiências públicas, os conselhos gestores, conferências, fóruns e reuniões.