Notícias

28/08/2019

Curso reflete sobre a teoria da Jornada do Herói na sociedade atual

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No sábado (24), a livraria de Brasília propôs mais uma formação voltada para a área da psicologia. Nessa edição do projeto Café & Debate o grupo de participantes, que se reuniu no auditório da loja, discutiu a Jornada do Herói na sociedade moderna.

O psicólogo Guilherme de S. Labarrere, especialista em Psicologia Analítica Junguiana, introduziu os participantes no conceito da Jornada do Herói, explicando sua origem e aplicação principalmente na literatura e no cinema. O termo foi criado pelo antropólogo Joseph Campbell, pesquisador que elaborou o conceito da narrativa das histórias e sua estrutura.

A figura do herói está presente em diversos mitos e contos nas mais variadas culturas. A partir dessa premissa, o palestrante instigou os presentes a refletir sobre algumas questões: esses heróis ainda transitam entre nós? Existe uma fórmula para se tornar um herói, mesmo no cotidiano conturbado e cheio de contratempos do mundo moderno? Para chegar às respostas, o psicólogo propôs a todos um estudo aprofundado nos mitos e histórias da origem da civilização.