Notícias

03/05/2019

Curso em Curitiba discute sobre o pensamento de Edith Stein

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Na manhã do dia 27 de Abril, o auditório da PAULUS Curitiba iniciou o ciclo de eventos do projeto Café & Debate deste semestre. No primeiro encontro, a temática discutida foi Edith Stein: filósofa, educadora e mística e teve como assessor o Prof. Dr. Bortolo Valle, docente da PUC-PR, da Faculdade Vicentina de Filosofia e do Centro Universitário Curitiba.

De forma clara e descontraída, o professor Bortolo apresentou a perspectiva histórica, situando os presentes sobre Edith Stein, perpassando a questão do pensamento feminino; da lógica indenitária inclusiva e da Filosofia como encontro pessoal com a realidade.

 O facilitador também procurou estabelecer a filosofia da autora no campo Fenomenologia. A discussão perpassou uma análise da autora por período, situando na educação, na psicologia, e na fase mística, já enquanto religiosa carmelita.

Participaram do evento 35 pessoas, entre alunos de teologia e filosofia, religiosos e pessoas interessadas em aprofundamentos conceituais e na discussão de ideias. Houve um coffe break, onde puderam trocar experiências, conhecer o acervo da PAULUS e adquirir livros apropriados à temática, além de sorteios de livros.