Notícias

30/05/2019

Curso em Curitiba convida participantes ao aprofundamento sobre religião, psique e cultura

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No sábado, dia 25, foi realizada mais uma edição do projeto Café & Debate da PAULUS Livraria de Curitiba. O curso foi sobre Eros, Pessoa e Ternura. O encontro buscou aprofundamento no livro O Labirinto Sagrado: Ensaios sobre religião, psique e cultura, escrito pelo Pe. Marcial Maçaneiro, SCJ.

A organização do evento convidou o autor para ministrar o curso que contou com a presença de alunos de teologia e filosofia, religiosos e pessoas interessadas. Pe. Marcial possibilitou aos participantes um contato mais íntimo com a estrutura do livro, com a origem, o planejamento e a raiz da produção literária. Elencando fatos históricos que motivaram e inspiraram a criação do capítulo temático: Eros, Pessoa e Ternura.

O palestrante partiu dos conceitos dos termos Eros, Logos e Ethos, como potências antropológicas presentes em todo ser humano. Pe. Marcial explicou que o “Eros” se manifesta na criatividade, o “Logos” na cognição, análises e ponderações. Já o Ethos surge a partir da cultura.

Segundo o autor, uma formação deficitária em uma das áreas causa um desiquilíbrio interior. Enquanto o equilíbrio destes três elementos revela-se na Ternura, percebida com afeição, cuidado, calor e proximidade, sendo a expressão de um Eros que se abre ao outro, num movimento de simpatia e acolhida.

Sendo o principal objetivo de o livro possibilitar o contato com o fascinante mundo da experiência religiosa, o autor elenca as experiências de grandes místicos cristãos que vivenciaram a experiência de uma integração profunda de humanidade e espiritualidade: Francisco e Clara; Bernardo de Claraval, João da Cruz, entre outros. Além da relação com os textos e de interlocuções com a Sagrada Escritura.