Notícias

12/04/2018

Colóquio Teológico aborda as celebrações do Tempo Pascal

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





A livraria de São Luís realizou, no último sábado (07), o Colóquio Teológico PAULUS. Com a presença de 30 pessoas, a formação teve como tema a espiritualidade e as celebrações do Tempo Pascal. Glecio Santos Silva, formado em Filosofia, foi o convidado para conduzir a palestra.

Durante o encontro foram apresentadas aos participantes as leituras dos domingos do Tempo Pascal, de forma dinâmica. O palestrante procurou dar dicas de como celebrar bem esse período importante para a Igreja, levando em conta a realidade das paróquias.

O Tempo Pascal é um período litúrgico que dura cinquenta dias, tendo início na Vigília Pascal, com a Ressurreição de Cristo, e é celebrada durante sete semanas, até o Domingo de Pentecostes. De acordo com as Normas Universais do Ano Litúrgico, “os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes devem ser celebrados com alegria e júbilo, como se se tratasse de um só e único dia festivo, como um grande Domingo”.

Dentro desse tempo litúrgico é celebrada, no sétimo domingo da Páscoa, a festa da Ascensão do Senhor. Durante a Páscoa, o Círio Pascal ganha destaque nas igrejas, permanecendo aceso em todas as celebrações. Além disso, a primeira leitura sempre é dos Atos dos Apóstolos, livro que narra a história da Igreja primitiva; já a segunda leitura muda conforme o ciclo, podendo ser da Primeira Carta de São Pedro, da Primeira Carta de São João ou do livro do Apocalipse.