Notícias

04/02/2020

Cerca de 50 pessoas participam de palestra sobre psicologia Junguiana, em Brasília

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





A PAULUS Livraria de Brasília realizou, no dia primeiro de fevereiro, o curso “A jornada do herói pelos arcanos maiores do tarô”. A palestra, que reuniu cerca de 50 pessoas no auditório da loja, foi ministrada por Guilherme de S. Labarrere, psicólogo e especialista em Psicologia Analítica Junguiana.

O debate teve como principal base o estudo do norte-americano Joseph Campbell, estudioso de Mitologia e Religião Comparada. O pesquisador traçou um roteiro com diferentes etapas que devem ser vencidas pelo indivíduo, popularmente conhecida como a “jornada do herói”.

A jornada do herói é conhecida por ser utilizada em muitos enredos de filmes. É uma metáfora para a trajetória de um indivíduo que enfrenta diversos desafios para encontrar seus tesouros.

Esta mesma metáfora foi analisada por meio dos arcanos maiores do tarô de Marseille. Na psicologia junguiana, os arcanos são compreendidos como passos de aprendizagem do herói em busca da realização do sentido da vida.  As cartas mostram passo a passo as dificuldades e recompensas nessa jornada.

No tarô, a figura do herói é simbolizada pela carta do “O louco”, que busca sua autorrealização. Cada carta constitui uma etapa do caminho a ser percorrido pelo Louco através dos grandes mistérios da vida.