Notícias

08/03/2019

Centro Bíblico PAULUS promove curso sobre a Sagrada Escritura em São Paulo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Curso de extensão oferece um estudo aprofundado de introdução ao Antigo e Novo Testamento

No mês de março, o Centro Bíblico PAULUS, inspirado por seu patrono São Paulo Apóstolo, inicia suas atividades, por meio de curso de extensão, formação, palestras e semanas bíblicas. Para começar a partilha da boa nova da Palavra de Deus, o grupo abre as inscrições para os cursos de extensão de Introdução ao Antigo e Novo Testamento. Os cursos são dedicados ao estudo da Bíblia Sagrada. Segundo os organizadores, a formação tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e a reflexão bíblica dos alunos.

O curso será realizado de 09 de março a 30 de novembro, todos os sábados das 8h30 às 12h, no espaço da FAPCOM – Faculdade PAULUS de Comunicação, localizada na Vila Mariana, em São Paulo – SP. Nesta perspectiva, os interessados poderão escolher por onde começar o estudo da Palavra, o Centro Bíblico PAULUS oferece dois cursos: Introdução ao Novo Testamento e Introdução ao Antigo Testamento.

O primeiro, intitulado “Introdução ao Novo Testamento”, conta com a contribuição dos professores especialistas na área bíblica, Dr. Domingos Zamagna e o Dr. Mauro Negro.
Seguindo a ementa, o curso Introdução ao Novo Testamento apresentará a mensagem de Jesus Cristo contida nos 27 livros do Novo Testamento, passando pela a história das comunidades e os principais aspectos que, determinaram a organização dos textos e a sua transmissão até os dias atuais.

De acordo com a equipe organizadora, a ideia é apresentar ao aluno o cenário em que as comunidades cristãs do século I d.C. estavam inseridas. Nesse caminho, o estudo propõe uma análise dos textos bíblicos e destaca os critérios utilizados pelas comunidades para a transmissão dos ensinamentos de Jesus. Além disso, o curso traz a experiência de Paulo e dos apóstolos e, ainda estuda o significado do livro do Apocalipse.

Para estruturar toda a linha de pensamento, o curso está dividido em quatro unidades, com os temas centrais: Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos; Evangelho de João e Apocalipse; Cartas Paulinas; Epístolas pastorais e Animação Bíblica Pastoral.

Já o curso de “Introdução ao Antigo Testamento” será conduzido também pelo Dr. Domingos Zamagna e a mestra e doutoranda em Ciências da Religião, Sue’ Hellen Monteiro de Matos.
O curso apresenta os conteúdos fundamentais da “Revelação” contidas nos 46 Livros Sagrados que compõem o Antigo Testamento, com o objetivo de compreender o processo histórico em que os textos foram redigidos e sua transmissão.

A formação proposta no curso oferece ao aluno um estudo aprofundado sobre os escritos que integram o Antigo Testamento, sobre a trajetória percorrida pelos grupos que formam a história do povo de Israel e sobre o cumprimento das instruções dadas ao povo por Deus. Dividido em cinco unidades, o estudo reflete sobre os seguintes temas: Panorama Geral e Pentateuco; Livros Históricos; Livros Sapienciais; Livros Proféticos e animação Bíblica Pastoral.

Para o biblista Ramires Henrique, membro do Centro Bíblico PAULUS, ambos os cursos, desenvolvem a autonomia para a compreensão e interpretação dos textos Sagrados, possibilitando aos alunos uma visão ampla sobre as formas de leitura bíblicas utilizadas, atualmente, por diferentes grupos cristãos. E também capacita o participante para atuar na pastoral e encontros de formação e vivência da fé.

Para os interessados, as inscrições poderão ser realizadas pelo site da FAPCOM.

Acesse: http://www.fapcom.edu.br/curso-de-extensao

Sobre o Centro Bíblico PAULUS

O Centro Bíblico PAULUS foi criado em 4 de abril de 2013 como um dos frutos do IX Capítulo Geral da Sociedade de São Paulo. O fundador da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, o Bem-Aventurado Pe. Tiago Alberione, dizia: “O livro que devemos espalhar particularmente é a Bíblia: acima de tudo e sempre” (UPS III, 12).

De acordo com os órgãos apostólicos internacionais, o Centro Bíblico Paulus tem a responsabilidade de elaborar um projeto que coordene a pastoral bíblica da congregação. Nesse sentido, cada província ou país deve promover a Palavra de Deus por meio deste projeto comum. No Brasil, o Centro Bíblico se propõe a produzir materiais bíblicos e a organizar cursos de extensão, formação bíblico-pastoral, semanas de animação bíblica e palestras.

Serviços

Curso de Introdução ao Novo e Antigo Testamento

Data: de 09/03 a 30/11
Horário: Todos os sábados das 8h30 às 12h3
Local: FAPCOM – Faculdade PAULUS de Comunicação
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo
Carga horária: 80 horas.
Investimento: R$ 50,00 (valor mensal por curso).
Inscrições pelo site da FAPCOM

Acesse: http://www.fapcom.edu.br/curso-de-extensao
Informações Centro Bíblico:
Tel.: (11) 5087-3735
bíblia@paulus.com.br