Notícias

15/05/2018

Café e debate na capital mineira discute a devoção mariana nos cantos e na liturgia

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No sábado (12), a PAULUS Livraria de Belo Horizonte realizou mais um curso do projeto Café & Debate. A formação teve como tema os Cantos marianos: liturgia e devoção, e reuniu aproximadamente 30 pessoas no auditório da livraria. A organização do evento convidou o Frei Joaquim Fonseca, OFM, professor e doutor em Teologia com enfoque em Liturgia, para ministrar o curso.

Tendo como pano de fundo a eclesiologia do Concílio Vaticano II, o curso teve por objetivo apresentar os elementos que possibilitam a integração entre liturgia e piedade popular por meio dos cantos marianos.

Tiago Medeiros, que participou do curso, destacou a importância do tema e a necessidade da formação. “O debate que a PAULUS nos oferece é um momento muito rico, que nos permite superar as superstições e conhecer os elementos que fazem parte da devoção”, afirmou.

Por sua vez, Fabrício Bento ressalta a importância de conhecer a história da devoção para não cair em “devocionismo” e para preparar de maneira mais adequada as celebrações. “Estou tendo a oportunidade de participar deste curso com um tema muito interessante, que é a devoção mariana e o desafio de preparar a liturgia […] Maria é muito importante, mas é preciso ter cuidado com os exageros, e o curso está sendo muito enriquecedor. Essa orientação por parte do Frei Joaquim, que é especialista neste tema, é essencial”, concluiu.