Notícias

09/10/2018

Apocalipse de São João é tema de Colóquio Teológico em Brasília

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No sábado (06), a livraria de Brasília realizou o Colóquio Teológico PAULUS. O evento que reuniu diversas pessoas teve como tema o Apocalipse Joanino: História, Literatura e Teologia.  Para ministrar a palestra, a organização convidou o teólogo e historiador Denes Ferreira Izidro.

O palestrante explicou o contexto do livro Apocalipse de São João, assim como as suas características literárias e mensagens teológicas. A partir da explicação, os presentes puderam compreender melhor o texto.

Escrito por São João, por volta do ano 100, o livro do Apocalipse foi redigido durante a perseguição romana aos cristãos. O imperador romano Domiciano deportou São João, na época, bispo de Éfeso, para a ilha de Patmos. No exílio João teve as visões as quais relatou no livro. A mensagem do Apocalipse tinha o objetivo de confortar e animar os cristãos das comunidades da Ásia Menor.

A obra enigmática e de difícil compreensão descreve o fim dos tempos. O Apocalipse, que em grego significa revelação, apresenta diversas simbologias e linguagens figuradas muito utilizadas na literatura apocalíptica dos judeus após o exílio da Babilônia.