Notícias

11/03/2019

3 º Simpósio PAULUS de Iniciação à vida cristã

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Como ser cristão nos ambientes atuais? Para responder a essa e outras questões, a PAULUS Editora oferece formação gratuita para catequistas

A PAULUS Editora, em parceria com a FAPCOM – Faculdade PAULUS de Comunicação, promove gratuitamente para todos os catequistas e interessados o 3º Simpósio de Iniciação à vida cristã, que será realizado no próximo dia 16 de março, das 8h às 16h15, no espaço da FAPCOM (Faculdade PAULUS de Comunicação), localizada na Vila Mariana, em São Paulo – SP.  O evento conta com o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Para este ano, o encontro apresenta o tema: Mistagogia – Ser cristão nos dias atuais. Segundo os organizadores, a vivência mistagógica, tema do 3º Simpósio, reflete sobre um grande desafio na era mediática, pois o cristão é chamado a habitar os diversos ambientes, assumindo os traços do rosto amoroso do Pai, revelados em Jesus Cristo.

O objetivo do evento é trazer aos participantes a compreensão de que, pela iniciação cristã, é dada a possibilidade de uma experiência gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Jesus. Dessa forma a iniciação forja a identidade cristã (cf. DAp.291) com as convicções  fundamentais e a busca do sentido da vida, conduzindo o iniciado a gerir uma identidade madura e comprometida com os valores do Evangelho.

Para abrir o evento, às 8h, os catequistas participarão de um momento de espiritualidade com a Leitura Orante da Palavra. Na sequência estão programadas duas palestras principais. A primeira, com início às 8h45, aborda o tema: Catequese mistagógica, e será conduzida pelo Padre Vanildo de Paiva da Arquidiocese de Pouso Alegre – MG.

Já a segunda palestra traz o tema: Formação contínua dos(as) catequistas, o diálogo  será conduzido pelo cientista da religião, prof. Altierez Sebastião dos Santos. De acordo com Altierez, o mundo atual vive em constantes mudanças, seja na cultura, nos relacionamentos entre as pessoas e até mesmo nos valores. E, diante deste quadro desafiador, os catequistas são chamados a se reinventarem a cada nova experiência, buscando aprofundar a sua formação para que continuem sendo referências na comunidade e na evangelização.

“A formação contínua é um pedido do magistério e uma necessidade do cristão do século XXI. Nesta palestra, abordaremos o ministério da catequese como o serviço da busca por profundidade em tempos sem profundidade”, afirma Altierez.

Na parte da tarde, o evento oferece nove workhops, (veja a programação completa no link abaixo), dentre os quais participantes poderão escolher um tema para participar: “A espiritualidade do catequista”; com o padre Humberto Robson de Carvalho, “Catequese e liturgia”, ministrado pelo padre Luiz Baronto; “O canto e a música na liturgia”, conduzido pelo religioso paulino Deivid Rodrigo Tavares; “Anunciar Jesus na era digital”, administrado pelo paulino Guilherme Cesar da Silva, “Metodologia para a catequese com adultos”, orientado pelo Irmão Israel José Nery”; “A Palavra de Deus na catequese”, com o Biblista Ramirez Henrique; “Roteiros de retiro para a formação dos catequistas”, conduzido pelo Pe. Vanildo de Paiva; “Catequese e linguagem de jovens e adolescentes”, com o professor Altierez Sebastião e “Iniciação cristã com adultos, de inspiração catecumenal, ministrada pela Mestre em Catequética Marlene Maria Silva”.

Segundo a organização do evento, a iniciação a vida cristã é uma experiência encantadora de fé, amor, esperança e vida em comunidade. Ela supõe despertar o sujeito para a fé em Jesus Cristo, supremo comunicador do Pai, que através do processo catecumenal amadurece a experiência do encontro com o ressuscitado.

Inscrições abertas de 01/02 a 13/03 de 2019

(enquanto houver disponibilidade de vagas).

Serão emitidos certificados. (Obs.: É obrigatória a participação na palestra e no workshop, para a emissão do certificado).

Acesse: https://www.eventos.paulus.com.br/1/evento

Confira a programação geral                                     

8h às 8h45 – Abertura e momento de espiritualidade – Leitura Orante da Palavra

8h45 às 10h – 1ª Palestra – Catequese mistagógica

10h às 10h30 – Coffee break

10h30 às 12h – 2ª Palestra – Formação contínua dos(as) catequistas

12h às 13h30 – Intervalo / Almoço

13h30 às 15h – Workshops / Oficinas

15h às 16h15 – Plenária / Fechamento e celebração de envio

16h15 – Coffee break

Serviços

3º Simpósio PAULUS de Iniciação à vida cristã

Data: 16 de março de 2019 (sábado).

Horário: das 8h às 16h15

Local: FAPCOM – Faculdade PAULUS de Comunicação

Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo

Outras informações: (11) 5087-3630 | eventos@paulus.com.br