Colunistas

Liturgia Passo a Passo

22/05/2019

Ruídos durante as celebrações litúrgicas

Por Luiz Miguel

Indicar a um amigo:





Toda celebração litúrgica é um ato sagrado, pois se trata de nossa comunicação com Deus. Por isso, cada celebração deve ser precedida de acurada preparação. Tudo seja bem pensado, organizado e executado, a fim de trazer aos participantes os melhores frutos espirituais.

Durante a celebração há que se evitar o que chamamos ruídos. Entra nessa categoria tudo o que atrapalha, incomoda e desarmoniza o ambiente celebrativo. Alguns exemplos de ruídos logo nos dão a medida de como eles, os ruídos, perturbam o recolhimento, a concentração e a oração:

a) conversas em voz alta ou gritos durante a ação litúrgica;

b) crianças correndo e brincando; pessoas se movimentando no espaço da celebração;

c) aparelhos de som desregulados, provocando inclusive microfonia;

d) instrumentistas afinando instrumentos durante a celebração. Pior ainda, durante as leituras;

e) pessoas respondendo ao celular;

f) gestos com os braços e mãos para chamar alguém; lamentável quando tais gestos são de quem preside a celebração;

g) carro de som em alto volume, perto do local da celebração;

Um aspecto que vale a pena mencionar é o silêncio.  Pois também o silêncio pode às vezes se tornar ruído. Isso acontece quando alguém não comparece para fazer a leitura, ou quando falha o microfone ou o aparelho de som… Os rituais litúrgicos normalmente preveem os momentos em que se faz silêncio. Convém observar tais momentos, pois o silêncio favorece o equilíbrio e o ritmo das celebrações. Nem tão lentas, nem tão apressadas, mas na justa medida.

Como se pode notar, muitos ruídos podem e devem ser evitados durante as celebrações litúrgicas. É importante que os participantes colaborem para criar um ambiente adequado para celebrar dignamente. Pois, já o dissemos, uma boa celebração requer concentração e predisposição para rezar, cantar, aclamar e silenciar nos devidos momentos. Com essas condições, nossas celebrações serão mais atraentes, participativas e produzirão abundantes frutos.

nenhum comentário