Colunistas

Liturgia Passo a Passo

25/05/2018

O que são Celebrações Litúrgicas?

Por Luiz Miguel

Indicar a um amigo:





São celebrações em que povo se congrega para entrar em comunhão com Deus. Supõe-se tratar de pessoas que têm fé em Deus, conhecidas como fiéis ou crentes. Como se dá essa comunhão-comunicação? Mediante orações, pedidos de perdão, louvores, súplicas, aclamações, cantos, símbolos e gestos simbólicos. Antes de dar exemplos de celebração litúrgica, escrevo brevemente sobre o rito.

O que é um rito?

Rito é um gesto que se repete. O sinal da cruz é um rito que se faz em todo começo e final da celebração dos sete sacramentos e de outras celebrações. A uma sequência de ritos dá-se o nome de ritual. Voltarei a este assunto. Agora vamos tomar como exemplo o ritual da missa, ou melhor dizendo, da celebração eucarística:

Os fiéis sentem o convite de Deus Pai para se congregar e participar do banquete eucarístico do seu Filho Jesus. Reúnem-se em nome da Santíssima Trindade. São alimentados com a Palavra do Senhor, mas antes se preparam mediante o reconhecimento dos próprios pecados (ato penitencial). Louvam a Deus mediante hinos e cânticos espirituais. Apresentam ao Senhor a matéria para a refeição eucarística, pão e vinho, que se tornam corpo e sangue de Jesus Cristo (consagração) para a comunhão dos fiéis. Rezam pelos vivos, nomeando o papa, os bispos, ministros e todo o povo. Rezam também pelos falecidos, incluindo os santos que nos precederam, com destaque para a “Virgem Maria, Mãe de Deus”, e para São José, seu esposo. No final, o presidente da celebração despede a assembleia com a bênção, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

O exemplo que escolhi é um pouco longo, mas é talvez o mais conhecido, ao menos para os que participam frequentemente da celebração eucarística. Como você pode notar, na celebração da missa entram os vários elementos já assinalados: assembleia, orações, cantos de penitência e de louvor, mãos erguidas, imposição das mãos sobre as oferendas (pão e vinho), aclamações… O ritual da missa é um exemplo de celebração litúrgica.

nenhum comentário