Colunistas

Liturgia Passo a Passo

08/05/2018

O que é liturgia?

Por Luiz Miguel

Indicar a um amigo:





LITURGIA é tema indispensável para os cristãos. É pelas celebrações litúrgicas que Cristo nos reúne em assembleia e nos põe em comunhão com o Pai pelo Espírito Santo. Por isso, é importante conhecer o sentido profundo da Liturgia e suas implicações. Convido você a percorrer esse caminho, sob orientação do Mestre por excelência, Jesus Cristo. Com humildade e de coração aberto. Passo a passo. Este é o propósito da série de artigos – na verdade, um breve curso –, que vamos apresentar a partir deste primeiro número.

O que é liturgia?

Liturgia é uma palavra de origem grega, cujo significado é “serviço público”, uma obra realizada em benefício do povo. A Igreja assumiu e aplicou o termo liturgia no sentido de “serviço divino”, serviço religioso e ritual. É, ao mesmo tempo, a salvação realizada por Deus na sua Igreja e o culto prestado a Deus por essa Igreja. Portanto, quando falamos de liturgia, incluímos tanto o agir de Deus em nosso favor, quanto o nosso agir comunitário dirigido a Deus. Então, em liturgia temos dois movimentos: ascendente e descendente. De nós para Deus e de Deus para nós. Elevamos a Deus nossos anseios, súplicas e agradecimentos (movimento ascendente), e de Deus recebemos abundantes graças (movimento descendente).

De liturgia deriva a expressão celebrações litúrgicas. Antes de tudo, vamos tratar sobre celebrações.

O que significa celebrar?

Celebrar quer dizer tornar célebre, valorizar, engrandecer. Tudo isso pode ser aplicado a pessoas ou acontecimentos. Quando celebramos o aniversário de um amigo, o que fazemos? Por meio de aplausos, cantos, felicitações, nós colocamos em destaque o aniversariante e lhe demonstramos afeto e amizade. Celebramos a sua vida, a sua história. Quando uma nação celebra um fato histórico, por exemplo, o Dia da Independência, o que faz? Valoriza o fato histórico, lembra os heróis da Pátria, por meio de desfiles, discursos, feriado nacional… Enfim põe em destaque aquele acontecimento.

A partir desses exemplos, será mais fácil compreender o significado de celebrações litúrgicas. No próximo número, trataremos sobre esse assunto.

7 comentários

8/5/2018

Sonia Cristina Lopes

Gostei do livro(formação para leitores e minitros da palavras) quanto custa?

8/5/2018

ROMUALDO CAETANO BARROS

É sempre bom conhecer um pouco mais daquilo que fazemos. Acredito ser uma boa leitura, simples e objetiva e que propicia um aparato de conhecimento. Bom dia, um forte abraço!

8/5/2018

Zelia

Muito bom!

8/5/2018

Maria de Jesus

Muito boa e importante essa explicação. Amei, aprendemos muito, principalmente quem trabalha o dia e não tem tempo e fazer um estudo na paróquia. Obg.

8/5/2018

Messias

Gostei e quero acompanhar a sequência.

8/5/2018

José Aílton Passos

Parabéns muito bom o anúncio continuem.

8/5/2018

Lucineide Maria Acauã Arabi

Boa tarde. Muito bom e interessante, obrigada. Quero acompanhar os próximos estudos!