9 de junho: 10º domingo do tempo comum | Paulus Editora

O Domingo
9 de junho: 10º domingo do tempo comum

JESUS REVELA O ROSTO DE DEUS

Mediante sua mensagem e sua ação, Jesus nos revela o rosto misericordioso e compassivo de Deus. O Deus da vida, pela prática do seu Filho, vem em socorro da viúva que perde o único filho, a sua última esperança. A bondade de Jesus não se reveste de caráter puramente sentimental, mas é sobretudo força que faz viver: “Jovem, levanta-te”. Deus manifesta o seu amor e ternura nas ações de Jesus em favor das pessoas sofridas e marginalizadas, resgatando-lhes a dignidade e a alegria de viver.

A viúva de Naim representa a humanidade necessitada da proteção divina na luta pela vida. Conforme o salmista, Deus é o protetor das viúvas e caminha à sua frente (Sl 68,6). Ao ver a viúva, Jesus sente compaixão por ela e lhe diz: “Não chores”. Ele é capaz de perceber e sentir quando alguém está sofrendo e vem ao encontro da dor humana.

Há muitas pessoas e organizações que, em nome do Deus de Jesus, continuam realizando as mesmas ações do Mestre. É gratificante ver grupos empenhados em achar caminhos para evitar que corpos jovens sejam friamente eliminados. Esses gestos de carinho e de resgate da dignidade atestam que Deus continua visitando seu povo.

Continuamos vendo, em nossos dias, mães perdendo o “filho único” por causa das drogas, do trânsito assassino, da violência. Muitos corpos ainda jovens, com energia, vigor e uma vida pela frente, estão sendo ceifados pela morte prematura. Infelizmente nossa sociedade continua “roubando” filhos de mães e viúvas sem perspectivas de futuro.

Jesus é o rosto do Deus que ama a vida e se põe ao lado daqueles que a têm ameaçada. A Igreja, fiel ao Mestre, firma posição junto daqueles que estão com a vida em perigo. Seguir os passos de Jesus significa trilhar o mesmo caminho e assumir as mesmas atitudes.

A todos os que vivem o drama da dor e do sofrimento sem saída, somos convidados a anunciar – em Jesus Cristo e com gestos de solidariedade – a esperança e o otimismo de viver.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar