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Cursos realizados

São Paulo/SP | Fotografia digital e comunicação online aplicada à prática social

1. Apresentação (ementa):
As Políticas de Assistência Social desenvolvidas no âmbito do SUAS por meio de Programas, Projetos e Serviços ofertados com a premissa da defesa e garantia de direitos, têm sua trajetória marcada por diversas distorções e confusões no entendimento de suas práticas efetivas e a compreensão da sociedade acerca delas. Considerando que o modo como nos comunicamos, e as ferramentas que utilizamos para tal, influencia na maneira como a mensagem é captada pelo receptor e considerando também a marcha irrefreável dos meios digitais de comunicação, compreendemos que o domínio de determinadas mídias podem ofertar subsídios para entidades socioassistenciais na divulgação e registro de suas ações.
Nesse sentido, o curso pretende apresentar conceitos sobre a produção fotográfica na prática social: elaboração e veiculação de conteúdo fotográfico, conceitos fundamentais de linguagem fotográfica, tratamento elementar e elementos de composição. Bem como, comunicação online na prática social: estudo do perfil de público e conceito de comunicação integrada, ferramentas tradicionais do mix de comunicação, comunicação digital: gestão, impulsionamento e produção de conteúdo.

2. Objetivos:
Gerais: Fornecer conhecimentos básicos e específicos sobre a produção fotográfica dirigidos à prática de conteúdo social em plataformas digitais; assim como prover o participante de um repertório fundamental sobre comunicação de marca, também visando dar visibilidade às entidades socioassistenciais no ambiente digital.
Específicos:
1) Reconhecer a fotografia como uma forma de expressão social, artística e cultural.
2) Capacitar para uso potencial da fotografia como meio de veiculação de ações sociais desenvolvidas por instituições.
3) Possibilitar a compreensão sobre a importância da comunicação para a visibilidade das instituições sociais.
4) Qualificar para o desenvolvimento de um plano de comunicação, sobretudo no ambiente digital – com foco em produção de conteúdo.

3. Público-alvo:
Agentes ou profissionais da área de comunicação em instituições sociais.

4. Conteúdo programático:
1º encontrodia 03/05 das 8h30 às 17h30 | Fotografia digital (Sala 3.15)
Fotografia e Vida Social
Conceitos de Linguagem: composição
Prática Fotográfica
Leitura de imagens

2º encontrodia 10/05 das 8h00 às 17h00 | Comunicação online (Manhã: sala 3.15 e tarde: laboratório 04)
Noções de pesquisa de mercado (coleta de dados)
Estudo de público-alvo
Construção de persona
Posicionamento
Comunicação integrada de marketing (CIM)
Ferramentas tradicionais do mix de comunicação


3º encontrodia 17/05 das 8h30 às 17h30 | Fotografia digital (Manhã: sala 3.15; Tarde: Laboratório 04)
Fotografia social e de eventos
Legenda fotográfica, metadados
Projeto Fotográfico – conceitos para o desenvolvimento do trabalho final

4º encontrodia 31/05 das 8h00 às 17h00 | Comunicação online (Manhã: sala 3.15; Tarde: Laboratório 04)
Comunicação digital de uma marca
Compra de mídia online
Gestão de site e redes sociais
Influenciadores digitais
Produção de conteúdo


5º encontro – dia 07/06 das 13h00 às 17h00 | Bancas de apresentação de trabalhos (Sala 3.15)

5. Metodologia:
Aulas expositivas. Uso de recursos multimídia para a apresentação do conteúdo. Roda de debates. Prática fotográfica. Orientação de produtos.

6. Bibliografia:

CRESCITELLI, Edson; SHIMP, Terence A. Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 2011.

KOTLER, Philip; KARTAJAYIA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

MIRANDA, Adriano. Estratégias do olhar. São Paulo: Paulus, 2015.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 9a edição. Petrópolis: Vozes,1993.

YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. [Capítulo: Marketing editorial – desafios no século XXI, p. 702-714].

Informações Úteis

Investimento

Gratuito

Data

Sexta-feira

Duração

03/05/2019 à 07/06/2019

Horário

08h30 às 17h30 (dias 03 e 17 de maio) / 08h00 às 17h00 (dias 10 e 31 de maio)

Carga Horária

52 horas (04 encontros de 08 horas + 16 horas de acompanhamento remoto + 4 horas de banca)

Vagas

Inscrições encerradas

Local

Faculdade PAULUS de Comunicação - FAPCOM - Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana - São Paulo/SP | Sala 3.15 - Andar 3

Professores

Prof. Dr. Elinaldo S. Meira e Profª. Dra. Fernanda Elouise Budag

Elinaldo Meira: professor nas disciplinas de roteiro e fotografia nos cursos de Comunicação e Tecnológicos da FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Graduado em Letras e Artes, doutorado em Artes. Possui pesquisas nas áreas de Fotografia e Memória.

Fernanda Elouise Budag: professora de disciplinas que envolvem planejamento de comunicação, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Graduada em Publicidade e Propaganda, com mestrado e doutorado em Comunicação. Possui pesquisas nas áreas de Discurso, Narrativa e Consumo.

Inscrições encerradas.