Cursos
Cursos realizados

São Paulo/SP | Diálogos do SUAS – oficina 2 – Relações Intergeracionais

1. Apresentação:
A realidade social têm mudado muito desde o último século, em vários aspectos, que incluem novos hábitos, motivações e necessidades, derivados de transformações introduzidas por fatores globais e peculiaridades locais, bem como em decorrência do fenômeno da longevidade e de novos modelos de estruturas familiares. Novas diretrizes do contexto socioeconômico, cultural e político têm afetado as relações interpessoais e geraram a necessidade de melhor compreendermos as relações intergeracionais.

2. Objetivos:
Gerais:
Compreender os diferentes fatores envolvidos nas relações interpessoais intergeracionais.
Específicos:
– Compreender as características de cada faixa etária do ciclo vital humano;
– Valorizar as “virtudes”de cada momento existencial;
– Refletir sobre as relações interpessoais entre diferentes gerações;
– Compreender a importância da afetividade na vida de convivência humana;
– Perceber os conflitos e ganhos possíveis entre as partes nas trocas intergeracionais.

3. Público-alvo:
Profissionais que atuem na rede socioassistencial e políticas transversais.

4. Conteúdo programático:
– O ciclo vital humano: as diferentes idades e suas características;
– As relações interpessoais de acordo com as faixas etárias;
– Afetividade e Relações interpessoais;
– As trocas intergeracionais: conflitos e ganhos;
– A convivência no século XXI.

5. Metodologia:
A Oficina utilizará duas estratégias básicas: oferecer conteúdo teórico de conhecimento e dinâmicas de grupo para assimilação dos conteúdos. Se houver tempo hábil incluirá uma atividade final de autoreflexão e depoimentos voluntários.

6. Bibliografia:
EIRIZIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio; BASSOLS, Ana Margareth Siqueira. O Ciclo da Vida Humana – uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2001.
FERRARINI, Anabela Rute Kohlmann. (Des)Encontros de gerações no século XXI : experiências de crianças e adultos com as mídias e as novas tecnologias na cultura contemporânea. Mestrado (Dissertação). 2013. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. 165 f. 2013.
FIGUEIREDO, Luís Cláudio. As diversas faces do Cuidar – noivos ensaios de psicanálise contemporânea. São Paulo: Escura, 2009.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente – A Teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução mde Sandra bCosta. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
________________. 5 Minds for the Future. Boston: Harvard Business Press, 2008.
GIORA, Regina Célia Faria Amaro (org.) Criatividade e Longevidade: um olhar da educação, arte e cultura. São Paulo: Gênio Criador, 2017.
SILVA, Elisangela Alves. Para todas as Estações da Vida: uma proposta de formação de redes intergeracionais. 2010. Mestrado (Dissertação). Escola de Comunicação e Artes da Uniiversidade de São Paulo, 250f., 2010.
STOCKER, Michael; HEGEMAN, Elizabeth. O valor das Emoções. Tradução de Cecília Prada. São mPaulo: Palas Athena, 2001.
VICENTE, Henrique Testa; SOUSA, Liliana. Relações intergeracionais e intrageracionais: a matriz relacional da família multigeracional. Revista Temática Kairós Gerontologia, v.15, n.1,p. 99-117. ISSN 2176-901X. São Paulo, fevereiro 2012.
WINNICOTT, Donald Woods. Tudo começa em casa. Tradução de Paulo Sandler. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

7 – Minicurrículo do profissional:
Psicóloga formada pela USP, com Mestrado em Psicologia Clínica e Doutorado em Desenvolvimento Humano pela USP, é psicoterapeuta, professora universitária junto à FAPCOM, pesquisadora do tema da Criatividade e líder de Grupo de Pesquisa do CNPq e trabalha em projeto sociail com jovens destituídos de proteção familiar.

Informações Úteis

Investimento

Gratuito

Data

Sexta-feira

Duração

24/05/2019 à 24/05/2019

Horário

Das 13h00 às 17h00

Carga Horária

08 horas (04 horas palestra + 04 horas oficina)

Vagas

Inscrições encerradas

Local

CCA Paulus – Rua Dias Velho, 213 - Vila Primavera - Freguesia do Ó - São Paulo/SP

Professores

Dra. Cleusa Kazue Sakamoto

Psicóloga formada pela USP, com Mestrado em Psicologia Clínica e Doutorado em Desenvolvimento Humano pela USP, é psicoterapeuta, professora universitária junto à FAPCOM, pesquisadora do tema da Criatividade e líder de Grupo de Pesquisa do CNPq e trabalha em projeto sociails com jovens destituídos de proteção familiar.

Inscrições encerradas.