Cursos
Projeto InovaSUAS

São Paulo/SP | Convivência no Século XXI: Diálogo sobre Solidão e Autonomia

1. Apresentação:
O curso propõe discutir as relações afetivas na atualidade especialmente aquelas presentes na convivência cotidiana que permeiam as situações familiares, de trabalho e educacionais. Promove a possibilidade de refletir sobre aspectos da vida contemporânea como solidão, sofrimento e inclusão social (por exemplo, em relação a alfabetização digital) e busca compreender a relevância de fenômenos como a longevidade, a violência e a frustração, para citar alguns dos temas relacionados. Destaca o diálogo entre a convivência e a autonomia, como centro da vida afetiva dos indivíduos e grupos, para a construção de sociedades mais saudáveis e justas.

2. Objetivos:
Gerais:
Compreender o cenário do Século XXI e discutir as caraterísticas da convivência humana na atualidade e suas implicações para o entendimento da solidão, sofrimento e autonomia.
Específicos:
– Compreender a vida afetiva e suas relações com a experiência de conviver com os outros;
– Conhecer o desenvolvimento da afetividade e as noções psicológicas sobre solidão e sofrimento;
– Relacionar o sentimento de confiança no outro como importante aquisição afetiva;
– Compreender o cenário do Século XXI e as implicações para o ser e o viver humano;
– Refletir sobre a contemporaneidade e o desenvolvimento humano e a qualidade de vida;
– Discutir possíveis abordagens ao problema da solidão hoje;
– Relacionar o desenvolvimento da autonomia pessoal com a história de convivência social.

3. Público-alvo:
Comunidade em geral, educadores sociais e outros agentes educacionais e/ou da saúde que trabalham com a construção da cidadania e o desenvolvimento humano.

4. Conteúdo programático:
Dias de curso: 21 e 28 de março; 04, 11, 18 e 25 de abril e 02 de maio de 2019.
Banca: 23 de maio de 2019.
– Teorias psicológicas para compreender a afetividade humana;
– Conceitos de solidão, sofrimento e autonomia;
– Relações afetivas, convivência e qualidade de vida;
– Fatores atuais que influenciam a convivência – longevidade, intolerância, violência, negação da frustração, inclusão social etc.;
– Escolhas pessoais e políticas públicas no Século XXI;
– Qualidade de vida, Saúde mental e Vida social.

5. Metodologia:
Exposição de conteúdos auxiliada por slides pré elaborados apresentados em datashow; dinâmicas de grupo, atividades dirigidas e interativas.

6. Bibliografia:

EIRIZIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio; BASSOLS, Ana Margareth Siqueira. O Ciclo da Vida Humana – uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FIGUEIREDO, Luís Cláudio. As diversas faces do Cuidar – noivos ensaios de psicanálise contemporânea. São Paulo: Escura, 2009.

FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. TOLEDO, Luciano Medeiros de.; SABROZA, Paulo Chagastelles. (orgs.) VIOLÊNCIA: Orientações para Profissionais de Atenção Básica de Saúde. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: < http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_469588428.pdf >. Acesso em: 01 de ago. de 2018.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente – A Teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução mde Sandra bCosta. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

________________. 5 Minds for the Future. Boston: Harvard Business Press, 2008.

GIORA, Regina Célia Faria Amaro (org.) Criatividade e Longevidade: um olhar da educação, arte e cultura. São Paulo: Gênio Criador, 2017.

GUERRA, Paulo; GAGO, Lucilla. (orgs.) MANUAL PLURIDISCIPLINAR – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: implicações sociológicas, psicológicas e jurídicas do fenômeno. Disponível em: < http://www.cej.mj.pt/cej/recursos/ebooks/outros/Violencia-Domestica-CEJ_p02_rev2c-EBOOK_ver_final.pdf >. Acesso em: 31 de jul. 2018

RISTUM, Marilena. Bullying escolar. In: ASSIS, SG., CONSTANTINO, P., AVANCI, JQ., (orgs.) Impactos da violência na escola: um diálogo com professores [online]. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/ Editora FIOCRUZ, 2010, pp. 95-119. ISBN 978-85-7541-330-2. Disponível em: < http://books.scielo.org/id/szv5t/pdf/assis-9788575413302-06.pdf >. Acesso em: 19 jul. 2018.

STOCKER, Michael; HEGEMAN, Elizabeth. O valor das Emoções. Tradução de Cecília Prada. São mPaulo: Palas Athena, 2001.

WINNICOTT, Donald Woods. Tudo começa em casa. Tradução de Paulo Sandler. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Informações Úteis

Investimento

Gratuito

Data

Quinta-feira

Duração

21/03/2019 à 23/05/2019

Horário

Das 13h30 às 17h30

Carga Horária

44 horas (7 encontros de 4 horas + 12 horas acompanhamento remoto + 4 horas de banca)

Vagas

Inscrições encerradas

Local

Faculdade PAULUS de Comunicação - FAPCOM - Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana - São Paulo/SP | Sala Home - Andar 3

Professores

Cleusa Kazue Sakamoto

Psicóloga formada pela USP, com Mestrado em Psicologia Clínica e Doutorado em Desenvolvimento Humano pela USP, é psicoterapeuta, professora universitária junto à FAPCOM, pesquisadora do tema da criatividade e líder de Grupo de Pesquisa do CNPq e trabalha em projeto social com jovens destituídos de proteção familiar.

Inscrições encerradas.