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São Paulo/SP | As Novas Configurações Sociais no Núcleo Familiar Brasileiro

1. Apresentação:
O século XXI tem em seu curso profundas mudanças comportamentais no mundo ocidental. O conceito de família vem passando por transformações históricas em sua formatação, fato que causa diversos conflitos sociais em razão de seu entendimento. Isso ocorre em função da tradição moderna e a importância que a família nuclear passou a exercer na formação de todas as cidadãs e cidadãos. Por isso, a necessidade de refletirmos e discutirmos as novas concepções e novos rumos do núcleo familiar nos tempos atuais.

2. Objetivos:
Gerais
Analisar o deslocamento do eixo que regia a família, da lógica do casamento à lógica da afetividade.

Específicos
Compreender as consequências dessas mudanças e entender o surgimento de outros núcleos familiares, e perceber que todos eles são dignos de ter a proteção do Estado. Entender que a família não mais se baseia em uma visão patrimonialista e patriarcal, com fins econômicos e de reprodução, mas sim, como meio de ser atingida a dignidade humana.

3. Público-alvo:
Profissionais de entidades e equipamentos da Assistência Social e Sociedade Civil.

4. Conteúdo programático:
Aula 26/03
• Evolução do processo de formação do núcleo familiar;
• As estruturas familiares estão cada vez mais diversas.

Aula 02/04
• Qual a cara da família Brasileira hoje?
• Família brasileira ou famílias brasileiras?

Aula 09/04
• As configurações familiares contemporâneas.

Aula 23/04
• Entrega e apresentação do artigo.

5. Metodologia: 
Aulas expositivas, tendo a dialogicidade entre facilitador e participantes como a engrenagem para as discussões sobre os temas a serem abordados no curso. Utilização de slides, videos, músicas e sugestões de leitura e documentários para aprofundamento do tema do curso.

6. Bibliografia:

  • BETTO, Frei. Sexo, Orientação Sexual e “Ideologia de Gênero”.
  • CARVALHO, Maria do Carmo B. A família contemporânea em debate. Cortez

Editora. 2006.

  • ESCOURA, Michele; LINS, Beatriz Acyolli; MACHADO, Bernardo Fonseca. Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola. Editora Reviravolta: São Paulo. 2016.
  • SINGLY, Françoise de. Sociologia da família contemporânea. Edições Texto e    Grafia. Lisboa. 2011.
  • ZAMBELAN, Cristina de Oliveira. Os novos paradigmas da família

contemporânea. Renovar. Rio de Janeiro.2001.

  • pelasfamilias.com.br
  • Os desafios da família contemporânea revisitando conceitos_www.srvd.grupo. com.br/uploads/imagensExtra/legado/w/…/familia…/cap_01.pdf

Informações Úteis

Investimento

Gratuito

Data

Terça-feira

Duração

26/03/2019 à 23/04/2019

Horário

Das 08h00 às 17h00

Carga Horária

40 horas (3 encontros de 08 horas + 12 horas acompanhamento remoto + 04 horas de banca)

Vagas

Inscrições encerradas

Local

Faculdade PAULUS de Comunicação - FAPCOM - Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana - São Paulo/SP | Sala 3.15 - Andar 3

Professores

Martinho Condini

É graduado em Estudos Sociais e História pela UNICID, mestre pelo programa de Ciências da Religião e doutor pelo programa Educação: Currículo, ambos pela PUC-SP. Integra o grupo de pesquisa do CNPQ ‘O Pensamento de Paulo Freire na Educação Brasileira’ na linha de pesquisa ‘Pensamento de Paulo Freire – legado e reinvenção. É professor em cursos de graduação e pós-graduação. Palestrante na área da educação e possui livros publicados pela Paulus Editora, San Pablo e capítulos de livros pelo Instituto Paulo Freire.

Inscrições encerradas.