Cursos
Cursos realizados

São Paulo/SP | A arte de contar histórias: estratégias e técnicas para construirmos novas narrativas na profissionalização e qualificação da Assistência Social

1. Apresentação:
O trabalho na Política Nacional de Assistência Social está em consolidação desde 2004 com a outorga da SUAS – O Sistema Único de Assistência Social, de lá para cá temos contado a história da execução dessa Política Social fundamentalmente através dos relatórios de atividades, relatórios e pareceres e planos de ações. A complexidade desse trabalho requer constante análise e discussão das práticas executadas no atendimento para defesa e garantia de direito dos sujeitos envolvidos. E muitas vezes nossas narrativas estão restritas a esfera da checagem se o problema foi atendido e resolvido. Neste sentido, o curso tem como premissa discutir a partir do cotidiano novas estratégias para contar como o trabalho nos serviços expressam para além das análises quantitativas a potência transformadora da execução dessa política social. Ou seja, quando falamos em qualificar a narrativa, ressaltamos a necessidade e importância de reorganizarmos como sistematizamos a sequência de atividades e ações dos serviços, programas e projetos interligados pelo trabalho social ao longo de certo tempo e que possui elementos essenciais e determinantes que devem ser compartilhado pelos diversos interlocutores da política Nacional de Assistência Social. Além de construir instrumentos propulsores e novas estratégias de narrativas para comunicarmos o percurso transformador que as equipes realizam diariamente no trabalho social.

Durante o percurso vamos repensar estereótipos contidos nas reproduções da contação da história do trabalho realizado. Vamos pensar metodologias para desenvolvimento da capacidade de contar uma boa história, que nesta proposta de curso, pode ser uma ferramenta para a qualificação dos serviços prestados como forma de efetivar a garantia de direitos de uma forma incrível. Contar histórias relevantes e envolventes dos usuários.

Nos encontros abordaremos técnicas e metodologias pertinentes ao processo de construção de novas narrativas do trabalho social executado. Uma boa história é classificada pelo efeito que ela causa nas pessoas, e não por preencher uma lista de requisitos. Uma boa história possui uma alta capacidade de inspirar, diferente de fatos ou informações isoladas. Histórias aguçam a curiosidade, o que nos faz direcionar, a ela, a nossa atenção.

Dito isto, é essa crença na capacidade de comunicar e fazer ser compreendido que convidamos para esse curso onde novas formas de contar o trabalho social realizado através de novas narrativas que conecta pessoas aos projetos que desenvolvemos, e assim, chegar no objetivo proposto.

2. Objetivos:
•Refletir o perigo de reproduzir uma única história do trabalho social;
•Construir técnicas e metodologias para desenvolver a capacidade de narrar uma boa história.

3. Público-alvo:
Trabalhadores da Assistência Social, estudantes da área de humanas e outros profissionais ou estudantes interessados no tema.

4. Conteúdo programático:

Dias de curso: 25 de março, 01, 08 e 22 de abril de 2019
•O perigo de uma história única;
•Alinhamento conceitual sobre novas narrativas na produção de conteúdos;
•Característica para contar uma boa história;
•A jornada na heroína – estrutura básica para histórias inesquecíveis.

5. Cronograma:
Encontro 1- Apresentação: por que e como não reproduzir um padrão único de história e as novas narrativas; Como uma boa história tem o poder se conectar a Assistência Social com quem exatamente se quer falar.
Encontro 2- As técnicas e metodologias para a construção dessa nova narrativa em prática.
Encontro 3- A Jornada final da Heroína.
Encontro 4- Banca

6. Metodologia:
Participativa e dialogada, atividades em grupo, discussão de textos e dinâmicas durante as aulas.

Informações Úteis

Investimento

Gratuito

Data

Segunda-feira

Duração

25/03/2019 à 22/04/2019

Horário

Das 08h00 às 17h00

Carga Horária

40 horas (03 encontros de 08 horas + 12 horas acompanhamento remoto + 4 horas de banca)

Vagas

Inscrições encerradas

Local

Faculdade PAULUS de Comunicação - FAPCOM - Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana - São Paulo/SP | Sala 3.08 - Andar 3

Professores

Samara Xavier

Professora da graduação da FAPSS – Faculdade Paulista de Serviço Social (Atualmente);
Formadora do Núcleo Paulus de Formação (atualmente);
Diretora Técnica da Fundação Criança (2013-2017);
Educadora social de acolhimento institucional e serviço de convivência (2009, 2010, 2011)
Educadora social do PPCAAM (2011-2012);
Professora de História e Sala de Leitura da Prefeitura de São Paulo (2012-2013);
Mestranda em Serviço Social pela PUC-SP (qualificada);
Pós-graduada em Trabalho Social com Famílias pela FAPSS (2018)
Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela Faculdade Mauá (2012);
Graduação em História pela UNESP (2008).

Inscrições encerradas.