PAULUS lança Revolucionários, mártires e terroristas | Paulus Editora

Releases

08/12/2015

PAULUS lança Revolucionários, mártires e terroristas

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Revolucionários, mártires e terroristas – A utopia e suas consequências
Autor: Jacques A. Wainberg
Coleção: Comunicação
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 392
Área de interesse: Comunicação

Obra analisa as utopias e consequências dos movimentos terroristas

O livro Revolucionários, mártires e terroristas — A utopia e suas consequências, de autoria de Jacques A. Wainberg, tem por objetivo analisar os motivos que levam milhares de jovens em grande parte do mundo, desde a década de 60 e 70, e que volta a ocorrer no século XXI, a adotarem ações de grupos conservadores islâmicos, os chamados salafistas, que cometem verdadeiras atrocidades, atacam e matam pela ressurreição do califado.

A obra de Jacques A. Wainberg é parte da coleção Comunicação, e divide-se em quatorze capítulos. O conteúdo busca explicar com clareza as causas que levam esses jovens a defenderem, muitas vezes com a própria vida, esses regimes políticos contemporâneos, especialmente do fundamentalismo islâmico, que assume a herança da violência armada. O autor chama a atenção para as utopias revolucionárias, que provocam guerras e visam mudar padrões morais, sociais, econômicos e culturais.

Segundo ele, esse fato que é explicado com argumentos que incluem a alienação, a marginalidade social e um desconforto insuportável que esses jovens sentem vivendo numa sociedade da globalização. Além disso, argumenta que os grupos salafistas oferecem a eles uma sensação neotribal de pertencimento, de identidade e de disciplina rígida, que lhes serve de antídoto à vitimização.

Jacques A. Wainberg é professor titular da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisador do CNPq, categoria 1C. Além de dezenas de artigos e capítulos, o autor publicou em 2005, pela PAULUS Editora, o título Mídia e terror – Comunicação e violência política. Jacques é também tradutor, professor pesquisador e professor visitante de várias universidades estrangeiras.