Livro de Ciro Marcondes Filho analisa o conceito de comunicação e reflete sobre suas transformações | Paulus Editora

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22/02/2012

Livro de Ciro Marcondes Filho analisa o conceito de comunicação e reflete sobre suas transformações

Por adm

Título: O princípio da razão durante — O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica –  Nova Teoria da Comunicação III – Tomo V
Autor: Ciro Marcondes Filho
Coleção: Comunicação
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 392
Área de interesse: Comunicação

O que é comunicar? E como verificar se a comunicação está ou não ocorrendo? Poucos se dedicam a estudar tal fenômeno e desvendar seu verdadeiro significado. Ciro Marcondes Filho, referência na área da comunicação, vem trabalhando há muitos anos nas pesquisas que envolvem esse tema. O princípio da razão durante — O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo V, da PAULUS, é uma de suas obras inovadoras sobre a Nova Teoria da Comunicação.

De acordo com o autor, seu estudo é exposto em três volumes: O espelho e a máscara — O enigma da comunicação e o caminho do meio, lançado em 2002; O escavador de silêncios — Formas de construir e de desconstruir a comunicação, publicado em 2004 pela PAULUS; e o terceiro volume, composto por cinco tomos: O princípio da razão durante — Comunicação para os antigos, a fenomenologia e o bergsonismo – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo I; O princípio da razão durante — Da Escola de Frankfurt à crítica alemã contemporânea – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo II; O princípio da razão durante — Tecnologia e subjetividades: o círculo cibernético – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo III; O princípio da razão durante — Diálogo, poder e interfaces sociais da comunicação – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo IV; e, por fim, O princípio da razão durante — O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo V.

Em virtude de algumas mudanças que ocorreram em 2010, a ordem programada para a publicação dos títulos foi alterada. “No primeiro semestre foi produzido o tomo I. Porém, o núcleo criador e debatedor dessa Nova Teoria da USP resolveu promover um grande seminário nacional de discussão dessa proposta teórica, em novembro de 2010, e pediu a antecipação da publicação do tomo V, objeto de debates e discussões nessa oportunidade”, explica o autor.

A presente obra introduz o leitor à temática seguindo as ideias de diversos estudiosos, como Marcel Proust, Soren Kierkegaard e Gilles Deleuze, e propõe meditações sobre a trivialidade das comunicações e seu modo de funcionamento, próximo ao de um mecanismo de conservação e tranquilização. “As formas comunicacionais mais expressivas, ao contrário, são aquelas que nos tiram disso, que nos incomodam, que mexem conosco, exatamente porque são associadas à expressão estética”, afirma o autor.

Com o objetivo de apresentar possibilidades de aprofundamento nesse fenômeno, é sugerido um olhar mais sensível para a comunicação, fundamentado na epistemologia metapórica. Esta não realiza uma pesquisa convencional, mas se atenta aos acontecimentos instantâneos que ocorrem ao nosso redor por meio da intuição sensível, através da qual permanece-se atento à captura dos momentos decisivos, tendo-se plena consciência de que há uma intuição intelectual anterior ou posterior a essa intuição sensível, marco prioritário na identificação do acontecimento.

No decorrer das páginas, o autor destaca a existência de várias vertentes na referida área de estudo, só desvendadas quando adquirem-se algumas práticas. “Leituras, interpretações e estudos posteriores à realização do ato comunicacional já não serão mais estudos de comunicação, mas investigações sociológicas, políticas, históricas, antropológicas, psicológicas, psicanalíticas, linguísticas, semiológicas ou semióticas”, pontua.

O livro analisa ainda outros tipos de comunicação que podem ser estabelecidas em simples ações do dia a dia, como a maneira de as pessoas se apresentarem a desconhecidos. “Diante de estranhos, agimos de forma reservada, nos policiamos, especialmente se o outro puder nos rever, nos rastrear, nos encontrar. Quando esse outro for alguém que jamais cruzará conosco, então estamos liberados para representarmos o papel que quisermos, inclusive o nosso próprio”, argumenta o autor.

Comprometido em proporcionar uma abordagem atual do tema, Ciro Marcondes também reflete acerca das ferramentas de comunicação eletrônica, como e-mails e programas de mensagens instantâneas, defendendo que, diferentemente das previsões feitas há alguns anos — nas quais se imaginava uma humanidade se comunicando apenas por ícones eletrônicos —, o que se vê atualmente é uma escrita incorporada a outras formas de linguagem, representativa de estados de espírito e emoções.

Da coleção Comunicação, O princípio da razão durante — O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica –Nova Teoria da Comunicação III – Tomo V traz gráficos e boxes explicativos sobre a proposta apresentada, transformando a obra em excelente instrumento para professores, estudantes e interessados que buscam conhecimento para entender as mudanças no ambiente comunicacional.

Ciro Marcondes Filho dirige o Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom) e o Núcleo José Reis de Divulgação Científica, ambos ligados à Escola de Comunicações e Artes da USP. Detentor da Cátedra Unesco de Divulgação Científica. É conferencista, tradutor, professor universitário. Formou-se em Jornalismo e Ciências Sociais, doutorou-se na Alemanha e pós-doutorou-se na França, tendo publicado coletâneas, traduções e obras próprias nas áreas de comunicação, filosofia, jornalismo, violência e cultura.