Introdução à análise argumentativa – Teoria e prática | Paulus Editora

Releases

06/01/2017

Introdução à análise argumentativa – Teoria e prática

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Introdução à análise argumentativa – Teoria e prática
Autor: Marcus Sacrini
Coleção: Lógica
Acabamento: Brochura
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 369
Área de interesse: Filosofia

Em Introdução à análise argumentativa – Teoria e prática, o autor e professor do departamento de Filosofia da USP Marcus Sacrini apresenta os componentes centrais dos argumentos e propõe exercícios para desenvolver as capacidades críticas necessárias para se destacar na prática argumentativa.

Apesar de o autor ter tido como base para o lançamento da obra alguns cursos de graduação ministrados por ele, os tópicos gerais deste livro vão além do campo acadêmico da filosofia e servem também para especialistas de várias outras formações, como juristas, jornalistas, administradores, cientistas etc. Considera-se que são necessários níveis ponderáveis de conhecimento especializado em cada área de atuação, mas, independentemente do conteúdo teórico especifico das discussões, há padrões argumentativos gerais cujo domínio tornará mais eficiente o poder de persuasão do participante do debate.

De acordo com Marcus Sacrini, um dos objetivos da obra é discutir os componentes gerais dos argumentos e capacitar os leitores para participar produtivamente das discussões, e, assim, oferecer conteúdos convincentes, que sejam objetivos e marcantes. “De um ponto de vista global, a meta do livro será oferecer recursos teóricos e técnicos para a compreensão de argumentos e discussões racionais concretas”, conclui.

Marcus Sacrini, natural de Socorro (SP), é professor livre-docente do departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Sua área de estudos é a história da filosofia contemporânea, com ênfase nos autores da escola fenomenológica. É autor de O transcendental e o existente em Merleau-Ponty (Humanitas/Fapesp, 2006) e Fenomenologia e ontologia em Merleau-Ponty (Papirus, 2009), além de vários artigos em revistas nacionais e internacionais de filosofia.