Dia 07 de abril – 2º DOMINGO DA PÁSCOA | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 07 de abril – 2º DOMINGO DA PÁSCOA

MEU SENHOR E MEU DEUS!

A comunidade dos discípulos e discípulas de Jesus estava reunida. Estavam com medo dos perseguidores; apesar disso, estavam unidos e assim receberam Jesus vivo. Isso aconteceu com os primeiros cristãos, mas também acontece conosco hoje, por nossa fé. Recebemos a mensagem viva do evangelho por meio da Igreja, a comunidade dos seguidores de Jesus. O medo que sentimos não importa muito. Mais importante é o espírito de unidade.
Os discípulos e discípulas de Jesus estavam reunidos, com medo. Hoje em nossas comunidades também passamos por situações difíceis. No Brasil, talvez, a maioria das comunidades não tenham medo de se reunir, mas enfrentam outras dificuldades. Por exemplo, em muitos lugares é difícil reunir pessoas para a celebração. Graças a Deus, há sempre um pequeno grupo que leva as coisas para a frente, mas a grande maioria, ainda que seja católica, faz pouco pela comunidade. Mesmo assim, as comunidades continuam sendo espaço de encontro das pessoas com Jesus ressuscitado, onde os irmãos e irmãs se reúnem, escutam a Palavra e repartem o pão.
O evangelho de hoje também fala de Tomé, que, por ter estado fora da comunidade, não havia feito a experiência do Senhor ressuscitado e teve dificuldade de entender a mensagem de vida trazida por Jesus. Olhando para nossos dias, percebemos que, de fato, quem se põe fora da comunidade fica sem entender o que é mais importante na vida dos seguidores de Jesus. Todos nós, muitas vezes, nos colocamos fora da comunidade dos seguidores de Jesus. Quando? Todas as vezes que fazemos algo não para servir, mas para obter alguma vantagem ou simplesmente receber reconhecimento humano, estamos seguindo um caminho diferente daquele que Jesus, nosso mestre, nos ensinou. Quando reclamamos e não procuramos fazer a nossa parte, estamos nos afastando da mensagem de Jesus vivo. Se fizermos muitas coisas e não dedicarmos o tempo necessário à oração, estaremos pondo os pés fora da casa dos seguidores de Jesus.
Se cada pessoa fizer exame de consciência, vai perceber que nem sempre esteve cem por cento na comunidade dos seguidores de Jesus. Muitos desanimaram, perderam a fé, a esperança e deixaram de viver a caridade. Mas ninguém precisa se desesperar, pois, sempre que nos desencontramos com Jesus, ele vem novamente ao nosso encontro. O que ele espera de nós é que, com nosso coração e nossos gestos, possamos dizer como Tomé: Meu Senhor e meu Deus!

Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar