29 de setembro – 26° DOMINGO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
29 de setembro – 26° DOMINGO COMUM

TEMOS MISERICÓRDIA EM NÓS?

Lázaro passava necessidades, enquanto o homem rico fazia banquetes refinados todos os dias, sem se importar com o clamor daquele e de outros pobres. Não tinha misericórdia. Poderíamos dizer que era alguém que só pensava no próprio sucesso e não se compadecia dos sofredores, só levava em conta seu prazer e bem-estar. Em nosso dias, fala-se muito em ter sucesso, em conquistar o máximo de bens para si. Todos sabemos que bens materiais são importantes; por isso é que, inspirada em Jesus e em seu evangelho, a Igreja nos manda assistir os necessitados em suas dificuldades, partilhar o pão com os famintos, proporcionar refúgio aos desabrigados. No entanto, o evangelho nos ensina a viver com o necessário. Quem deseja ser discípulo de Jesus não pode fazer do bem-estar, do conforto, o principal objetivo da vida.

A parábola de Lázaro e do rico nos faz considerar uma verdade de nossa fé: quem só pensa em si mesmo e não é sensível aos sofrimentos dos outros fica longe do reino de Deus, por mais dinheiro que tenha, por mais riqueza que possua. Existe até uma propaganda de cartão de crédito que diz que o dinheiro não compra tudo, mas parece que muitos ainda não se convenceram disso e têm como meta de vida possuir mais e mais. O evangelho não está sugerindo que devemos ser displicentes ou desorganizados com nossas finanças, mas quer chamar a nossa atenção para o que é mais importante na vida. Vamos ouvir agora, enquanto temos tempo, “a Lei e os profetas”. A vida passa rápido, e o tempo perdido não volta.

Muita gente não desperdiça uma ocasião sequer de ganhar dinheiro. Não há problema nisso se não está trapaceando ou prejudicando alguém. No entanto, como discípulos e missionários de Jesus, não nos convém desperdiçar as ocasiões de fazer o bem a alguém. Lázaro estava passando fome e precisando de cuidados médicos. O rico o ignorava. A companhia do pobre eram os cachorros, que vinham lamber suas feridas. Talvez o evangelho queira nos dizer que quem ignora o sofrimento dos outros, quem não cuida do irmão, está abaixo dos cães, dos animais. Tudo isso não deve nos levar a julgar as outras pessoas, mas fazer um exame de consciência. Cada pessoa se pergunte: estou cuidando do meu próximo ou só penso em minhas necessidades?

Senhor, fazei-nos instrumentos de paz e amor!

Claudiano Avelino dos Santos, ssp 


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar