22 de setembro – 25° DOMINGO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
22 de setembro – 25° DOMINGO COMUM

A ORAÇÃO LEVA AO COMPROMISSO

 A Palavra de Deus é vida e não deve servir para aprisionar as pessoas e aliená-las da realidade à qual pertencem. Jesus afirma categoricamente que, se conhecermos a verdade, ela nos libertará (cf. Jo 8,32).

Em setembro celebramos o mês da Bíblia – para nós, cristãos, fonte de vida e libertação. A Palavra inspirada por Deus, seja do Antigo ou do Novo Testamento, encoraja-nos e nos fortalece nas lutas existenciais do cotidiano.

Em sua primeira carta a Timóteo, o apóstolo Paulo nos ensina que rezar é adentrar no íntimo de Deus e do seu projeto, cujo principal objetivo é salvar a todos os seres humanos. Para o apóstolo dos gentios, rezar não é refugiar-se das responsabilidades do dia a dia, mas sair de si mesmo a fim de atuar com força e de maneira impactante na realidade.

Sabemos que em nossas comunidades há aqueles e aquelas que dispõem de tempo para realizar a sua meditação pessoal, tendo como ponto de partida a Palavra de Deus. Outros a realizam comunitariamente ou ainda em grandes grupos – reza do terço, Apostolado da Oração –, vivendo experiências de oração que têm grande valor para a Igreja e nossas comunidades. Mas o importante é ter consciência de que esses momentos nos ajudam a abastecer as energias para podermos nos empenhar em pôr em prática a Palavra de Deus na caminhada cotidiana.

São Paulo, na leitura de hoje, de forma breve, apresenta-nos o fundamento, o modo e a finalidade da oração. E se meditarmos cada um desses aspectos, verificaremos que a oração tem dimensão política e social e é, acima de tudo, compromisso com a construção do reino de Deus. Reino onde é da vontade do Pai que todos sejam incluídos na possibilidade de vida digna.

Por meio da oração, somos convidados a construir nova terra, alicerçada na amizade e na fraternidade, onde se estabeleça a justiça e a paz; onde não nos será pesado rezar por todos os cristãos, principalmente pelos que ocupam altos cargos na sociedade. Por meio da oração, o Senhor nos ensina que “ser Igreja no mundo é testemunhar que o projeto de Deus está aberto a todos”. Roguemos a Deus seja feita a sua vontade, assim na terra como no céu.

Jorge Alves Luiz,ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar