Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

6

1 Visto que somos colaboradores de Deus, nós exortamos vocês para que não recebam a graça de Deus em vão. 2 Pois Deus diz na Escritura: «Eu escutei você no tempo favorável, e no dia da salvação vim em seu auxílio.» É agora o momento favorável. É agora o dia da salvação.

Sustentado pela força de Deus -* 3 De nossa parte, evitamos dar qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado. 4 Pelo contrário, em tudo nos recomendamos como ministros de Deus: pela grande perseverança nas tribulações, necessidades, angústias, 5 açoites, prisões, desordens, fadigas, vigílias e jejuns; 6 pela pureza, ciência, paciência e bondade, pela atuação do Espírito Santo, pelo amor sem fingimento, 7 pela palavra da verdade, pelo poder de Deus, pelas armas ofensivas e defensivas da justiça; 8 na glória e no desprezo, na boa e na fama; tidos como impostores e, no entanto, dizendo a verdade; 9 como desconhecidos e, no entanto, conhecidos; como agonizantes e, no entanto, estamos vivos; como castigados e, no entanto, livres da morte; 10 como tristes e, no entanto, sempre alegres; como indigentes e, no entanto, enriquecendo a muitos; nada tendo, mas tudo possuindo.

III. RESTABELECIMENTO DASRELAÇÕES

De coração aberto -* 11 Coríntios, eu lhes falo com franqueza: meu coração está aberto para vocês. 12 Em mim, não falta lugar para os acolher, mas em troca vocês têm o coração estreito. 13 Paguem a nós com a mesma moeda. Eu lhes falo como a filhos; abram também o coração de vocês!

Não voltem atrás -* 14 Não se submetam ao mesmo jugo com os infiéis. Que relação pode haver entre justiça e iniqüidade? Que união pode haver entre luz e trevas? 15 Que harmonia pode haver entre Cristo e Beliar? Que relação entre quem acredita e quem não acredita? 16 Que de comum entre o templo de Deus e os ídolos? Ora, nós somos o templo do Deus vivo, como disse o próprio Deus: «Habitarei no meio deles, e com eles caminharei. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17 Portanto, saiam do meio dessa gente e afastem-se dela, diz o Senhor. Não toquem naquilo que é impuro, e eu acolherei vocês. 18 Serei pai para vocês, e vocês serão para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso




* 6,3-10: A veracidade de um apóstolo está no seu empenho total pela obra de Deus. Aquilo que o distingue é o contraste entre as riquezas de sua alma apaixonada e os modestos recursos humanos de que dispõe. É por isso que o apóstolo se apresenta sempre como sinal de contradição dentro da sociedade.



* 11-13: Após o longo parêntese formado por 2,14-6,10, Paulo volta a refletir sobre a situação da comunidade.



* 6,14-7,1: O trecho seria mais compreensível em 1Cor 5,9, onde Paulo fala de recado anterior: os fiéis não se misturem com aqueles que se comportam mal, isto é, com os irmãos que voltaram aos costumes pagãos (cf. Introdução).






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002