Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

6

Oitava visão: reunião do povo -* 1 Levantei os olhos novamente e vi quatro carros. Vinham saindo do meio de duas montanhas, e as montanhas eram de bronze. 2 O primeiro carro tinha cavalos vermelhos; o segundo carro, cavalos pretos; 3 o terceiro carro, cavalos brancos; e o quarto carro, cavalos malhados. Eram cavalos vigorosos.

4 Então perguntei ao anjo que falava comigo: «Quem são eles, meu Senhor5 O anjo respondeu-me: «São os quatro ventos do céu, que saem depois de ter estado diante do Senhor de toda a terra. 6 O carro de cavalos pretos vai para o lado do norte, os cavalos brancos vão atrás deles, e os cavalos malhados vão para o sul». 7 Fogosos, eles estavam impacientes para percorrer a terra. E o anjo mandou: «Vão percorrer a terra». E eles percorreram a terra. 8 Ele me chamou e disse: «Veja: esses que partiram para o norte, farão o meu Espírito chegar ao país do norte».

4. O presente em vista do futuro

Uma lembrança para o futuro -* 9 A palavra de Javé foi dirigida a mim, dizendo: 10 «Pegue ouro e prata de alguns exilados que pertencem às famílias de Heldai, de Tobias e de Idaías, e até a casa de Josias, filhos de Sofonias, que chegou da Babilônia. 11 Tome ouro e prata, faça coroas e coloque-as na cabeça de Josué, filho de Josedec, chefe dos sacerdotes. 12 Depois, diga-lhe o seguinte: Assim diz Javé dos exércitos: Aqui está um homem; o seu nome é Germe, e onde ele está vai germinar. Ele construirá o Templo de Javé. 13 Sim, ele construirá o Templo de Javé; ele vai receber a glória, se assentará e governará desde o seu trono. Um sacerdote estará ao seu lado e, entre os dois, haverá um conselho de paz. 14 Para Heldai, Tobias, Idaías e para o filho de Sofonias, essas coroas serão uma lembrança no Templo de Javé». 15 Eles virão de longe e construirão o Templo de Javé; então, vocês vão ficar sabendo que foi Javé dos exércitos quem me mandou a vocês. E isso acontecerá se vocês obedecerem a Javé, o Deus de vocês.




* 5-11: O efá (vasilha) é uma das medidas básicas na Palestina. A maldade é a raiz de todos os pecados. A visão mostra que a maldade será totalmente eliminada do povo de Deus. Senaar é o nome antigo da Babilônia, representando o paganismo, que é oposto a Deus e ao seu projeto.



* 6,1-8: Do alto de sua morada (montanhas de bronze), Deus está presente e age em toda a terra (4 carros = 4 cores = 4 cantos do mundo). A ação principal é a de enviar mensageiros ao norte, isto é, para a Babilônia, a fim de chamar os exilados, que ainda aí permanecem, para que voltem e participem da reconstrução do país (cf. 6,15).






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002