Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

7

III. VISÕES

Primeira visão: Deus não castigará o povo -* 1 Isto me mostrou o Senhor Javé: Apareceu uma nuvem de gafanhotos pouco antes da colheita do feno, depois de cortado o feno do rei. 2 Quando iam acabar com todo o verde da terra, eu disse: «Por favor, Javé, perdoa! Jacó é tão pequeno! Como poderá resistir3 Então Javé se compadeceu, e disse: «Isso não vai acontecer» - diz Javé.

Segunda visão: Deus não castigará o povo -* 4 Isto me mostrou o Senhor Javé: O Senhor Javé convocava o fogo para fazer o julgamento. O fogo consumia o grande oceano e devorava as roças. 5 E eu disse: «Por favor, pára, Senhor Javé! Jacó é tão pequeno! Como poderá resistir6 Javé se compadeceu, e disse: «Nem isso acontecerá» - diz Javé.

Terceira visão: Isto Javé não vai perdoar -* 7 Isto me mostrou o Senhor Javé: Javé estava sobre um muro e, na mão, tinha um prumo. 8 E Javé me disse: «O que é que você está vendo, Amós?» Eu respondi: «Um prumo». E ele me disse: «Vou tirar o nível do meu povo Israel. Não o perdoarei mais. 9 Serão arrasados os lugares altos de Isaac, os santuários de Israel serão destruídos, e eu empunharei a espada contra a dinastia de Jeroboão».

Amós é acusado de subversão -* 10 Amasias, sacerdote de Betel, mandou falar assim a Jeroboão, rei de Israel: «Amós está tramando contra Vossa Majestade, dentro do reino de Israel. O país não pode tolerar mais as suas palavras, 11 pois Amós está dizendo que Jeroboão deverá ser morto pela espada e que Israel deverá ir para o exílio, para longe do seu país».

12 Então Amasias disse a Amós: «Vidente, embora daqui. Retire-se para a terra de Judá. ganhar a sua vida fazendo lá suas profecias. 13 Não me venha mais fazer profecias em Betel, pois isto aqui é o santuário do rei, e é templo do reino». 14 Amós respondeu a Amasias: «Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta. Eu sou criador de gado e cultivador de sicômoros. 15 Foi Javé quem me tirou de trás do rebanho, e me ordenou: ‘ profetizar ao meu povo Israel’. 16 Pois bem, escute agora a palavra de Javé! Você está dizendo: ‘Não profetize contra Israel, não despeje suas palavras contra a casa de Isaac’. Pois bem, assim diz Javé: ‘A sua mulher vai se tornar a prostituta da cidade; seus filhos e suas filhas vão morrer a golpe de espada; sua terra será repartida na corda, e você mesmo irá morrer em terra estrangeira. E Israel será levado para o exílio, longe de sua terra’ «.




* 7,1-9,10: Amós adquire certeza de sua missão e resiste às autoridades: ele as perturba e elas o procuram calar. A revelação agora se manifesta na forma de cinco visões simbólicas. Outros autores inseriram aqui alguns trechos, como a narração do conflito entre o profeta e as autoridades (7,10-17) e o fragmento de um hino. Também deslocaram para este contexto algumas ameaças que complementam as anteriores.

7,1-3: Parte do primeiro corte do feno pagava o tributo ao rei; o segundo corte beneficiava diretamente os camponeses. A desgraça é afastada, porque Javé não pretende castigar o povo por causa dos erros das autoridades.



* 4-6: Esta visão tem o mesmo sentido que a primeira. Amós contempla uma grande seca. O grande oceano, segundo a concepção que os israelitas tinham do mundo, são as águas subterrâneas, das quais nascem fontes e rios e a água dos poços.



* 7-9: Javé vai nivelar a situação, destruindo o palácio real (poder político reinante) e os santuários (ideologia religiosa dominante). Amós não pede mais perdão: a condenação da injustiça e da idolatria é irrevogável, para que o povo seja libertado.



* 10-17: Ouvindo Amós denunciar o santuário do rei, Amasias, o sacerdote responsável, percebe que o profeta está ameaçando a ordem estabelecida. Pouco lhe importando se a crítica e condenação vêm da parte de Deus ou não, Amasias procura abafar a subversão, mandando que Amós se retire do país. E Amós lhe responde que não pertence aos grupos proféticos que vivem subordinados às autoridades e que profetizam de acordo com o interesse dos grandes. Pelo contrário, ele era um simples criador de gado; se agora está profetizando, é por ordem do próprio Javé e unicamente a ele deve obedecer. A seguir, diz que o próprio sacerdote Amasias será testemunha do castigo anunciado.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002