Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

30

Educar com bom senso -* 1 Quem ama o próprio filho, usa bastante o chicote, para no fim se alegrar. 2 Quem corrige o próprio filho, depois terá satisfação, e ficará orgulhoso dele na frente dos conhecidos. 3 Quem educa o próprio filho faz inveja ao inimigo, e fica alegre diante dos amigos. 4 O pai morre, mas é como se não tivesse morrido, porque deixa depois de si alguém semelhante a ele. 5 Durante a vida, o pai se alegra ao ver o filho, e não fica triste na hora da morte. 6 Para os inimigos, deixa um vingador; para os amigos, deixa alguém que irá recompensá-los.

7 Quem mima o próprio filho, depois terá que lhe curar as feridas, e, a cada grito dele, suas entranhas estremecerão. 8 O cavalo xucro se torna intratável, e o filho entregue a si mesmo se torna teimoso. 9 muito mimo a seu filho, e ele trará surpresas desagradáveis para você; siga os caprichos dele, e ele deixará você triste. 10 Não ria com ele, e com ele você também não irá chorar, para que você não acabe rangendo os dentes. 11 Não lhe liberdade na juventude, nem feche os olhos para os defeitos dele. 12 Obrigue-o a curvar o pescoço enquanto é jovem, e bata nas costas dele enquanto é menino, para que não cresça teimoso, não lhe desobedeça e nem lhe cause muito sofrimento. 13 Corrija seu filho e faça-o responsável, para depois você não tropeçar na insolência dele.

A saúde é a maior riqueza -* 14 É melhor um pobre robusto e sadio do que um rico cheio de doenças. 15 Saúde e vigor valem mais do que todo o ouro, e é melhor um corpo robusto que uma enorme fortuna. 16 Não riqueza maior que a saúde do corpo, nem maior satisfação que um coração contente. 17 É melhor a morte do que viver com amargura, e o descanso eterno vale mais do que doença crônica. 18 Boa comida diante de boca fechada é como oferta de alimentos em cima de um túmulo. 19 De que serve oferecer frutos ao ídolo? Ele não come nem sente cheiro. Assim é aquele que está sendo perseguido pelo Senhor: 20 fica observando e suspirando, como eunuco abraçado a uma jovem.

Alegria é vida -* 21 Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. 22 Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. 23 Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia arruinou muita gente, e não serve para nada. 24 Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. 25 Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida.




* 30,1-13: Assim diz o povo: «É de pequenino que se torce o pepino». Os antigos valorizavam muito a disciplina rígida, para que os filhos se tornassem espelho dos pais. Hoje sabemos que é necessário fazer os filhos descobrirem a si mesmos, desenvolverem o seu próprio potencial, a fim de que sejam capazes de responder a questões novas e dar respostas novas a questões antigas.



* 14-20: A saúde é o maior dom de Deus, pois permite que o homem possa trabalhar e usufruir do seu trabalho. A doença, por outro lado, é vista pelos antigos como punição de algum pecado. Isso, porém, não é regra geral, pois sabemos que a maioria das doenças é causada pela desnutrição, má alimentação, falta de recursos, de saneamento básico e de higiene.



* 21-25: É impossível enfrentar problemas com tristeza e desânimo. Por isso, o maior desafio para o povo é manter ânimo e alegria frente às dificuldades da vida.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002