Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

1

I. A SABEDORIA DE ISRAEL: CAMINHO PARA A VIDA

A sabedoria é dom de Deus -* 1 Toda sabedoria vem do Senhor e está com ele para sempre. 2 Quem poderá contar a areia das praias, as gotas da chuva e os dias do mundo? 3 Quem poderá explorar a altura do céu, a extensão da terra e a profundeza do abismo? 4 A sabedoria foi criada antes de todas as coisas, e a inteligência prudente foi criada antes dos séculos. 5 A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem conhece os seus projetos? 6 Somente um é sábio, e é por demais terrível quando se assenta em seu trono: 7 é o Senhor, ele que criou a sabedoria, a conheceu, a enumerou e a derramou sobre todas as suas obras. 8 Ele a repartiu entre os seres vivos, conforme a sua generosidade, e a concedeu a todos aqueles que o amam.

A raiz da sabedoria -* 9 O temor do Senhor é glória e honra, alegria e coroa de júbilo. 10 O temor do Senhor alegra o coração, contentamento, gozo e vida longa. 11 Quem teme ao Senhor acabará bem, e será abençoado no dia da morte.

12 O princípio da sabedoria é temer ao Senhor, e os fiéis a recebem no seio materno. 13 Ela se firma entre os homens com alicerce perene, e permanece junto com os descendentes deles. 14 A plenitude da sabedoria é temer ao Senhor e, com seus frutos, ela embriaga os homens. 15 Ela enche a casa deles com tesouros, e os celeiros com seus produtos. 16 A coroa da sabedoria é temer ao Senhor, e ela faz florescer a paz e a saúde. 17 Deus viu e enumerou a sabedoria, fazendo chover a ciência e a inteligência, e exaltando a honra daqueles que a possuem. 18 A raiz da sabedoria é temer ao Senhor, e seus ramos são vida longa.

Esperar o momento oportuno -* 19 A irritação injusta não se poderá justificar, porque o ímpeto da paixão provoca ruína. 20 O homem paciente resiste até o momento oportuno, e será recompensado no final com a alegria. 21 Até o momento certo, ele esconde o que pensa, e muitos elogiarão a sua inteligência.

Sabedoria e mandamento -* 22 Os provérbios instrutivos são o tesouro da sabedoria, mas o pecador detesta a religião. 23 Se você deseja ter sabedoria, observe os mandamentos, e então o Senhor a concederá para você. 24 O temor do Senhor é sabedoria e educação, e se compraz na fidelidade e na mansidão.

25 Não seja desobediente ao temor do Senhor, e dele não se aproxime de coração fingido. 26 Não seja hipócrita no trato com os homens, e saiba controlar suas palavras. 27 Não se eleve, para não cair, atraindo a vergonha sobre você mesmo, 28 porque o Senhor descobrirá o que você esconde e o humilhará no meio da assembléia. 29 Isso porque você não procurou o temor do Senhor e manteve o coração cheio de falsidade.




* Prólogo: O trecho não é considerado parte integrante do livro, mas fornece alguns dados interessantes. Nesse tempo, o Antigo Testamento já se encontrava praticamente concluído, e compreendia três partes: a Lei (Pentateuco), os Profetas (Livros históricos e proféticos) e os Escritos (sapienciais). O livro de Jesus Ben Sirac comprova a tendência já então existente de reler e comentar os textos antigos.

1,1-8: A sabedoria se origina em Deus, que a derrama em toda a criação, como segredo do projeto divino. O homem começa a compreender o sentido do universo e da história quando se compromete com Deus e seu projeto. Cf. nota em Pr 8,22-36.



* 9-18: Sobre o temor do Senhor, cf. notas em Pr 1,2-7 e 3,1-12.



* 19-21: Primeiro fruto da sabedoria é a paciência, que leva o homem a se controlar, esperando pelo momento oportuno.



* 22-29: A suprema sabedoria que Deus concede a seu povo é a Lei, onde estão as normas fundamentais para seguir o caminho da justiça.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002