Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

25

Função profética dos cantores -* 1 Para o serviço do culto, Davi e os diretores do culto destacaram os filhos de Asaf, de Emã e de Iditun, profetas que se serviam de liras, cítaras e címbalos. Lista das pessoas empregadas nessa tarefa:

2 Da família de Asaf: Zacur, José, Natanias e Asarela. Eles dependiam de Asaf, que executava a música segundo as instruções do rei.

3 Da família de Iditun: Godolias, Sori, Jesaías, Hasabias e Matatias. Eram seis sob a direção de seu pai Iditum. Este, ao som de liras, profetizava para celebrar e louvar a Javé.

4 Da família de Emã: Bocias, Matanias, Oziel, Subael, Jerimot, Hananias, Hanani, Eliata, Gedelti, Romenti-Ezer, Jesbacasa, Meiloti, Otir e Maaziot. 5 Eram todos filhos de Emã, o vidente do rei, a quem ele transmitia a palavra de Deus. Para lhe exaltar o poder, Deus deu a Emã catorze filhos e três filhas. 6 Sob a direção do pai, todos eles participavam dos cânticos do Templo de Javé, ao som de címbalos, cítaras e liras, prestando serviço no Templo de Deus sob as ordens do rei.

Asaf, Iditun e Emã, 7 que tinham aprendido a cantar para Javé, foram contados com seus parentes. Eram duzentos e oitenta e oito, todos hábeis em seu ofício. 8 Tiraram sorte para a escala do serviço, com iguais oportunidades para grandes e pequenos, para experientes e principiantes. 9 A sorte caiu primeiro para a família de Asaf: O primeiro foi José; com seus filhos e irmãos, eram doze. O segundo foi Godolias; com seus filhos e irmãos, eram doze. 10 O terceiro foi Zacur; com seus filhos e irmãos, eram doze. 11 O quarto foi Isari; com seus filhos e irmãos, eram doze. 12 O quinto foi Natanias; com seus filhos e irmãos, eram doze.

13 O sexto foi Bocias; com seus filhos e irmãos, eram doze. 14 O sétimo foi Isreela; com seus filhos e irmãos, eram doze. 15 O oitavo foi Jesaías; com seus filhos e irmãos, eram doze. 16 O nono foi Matanias; com seus filhos e irmãos, eram doze. 17 O décimo foi Semei; com seus filhos e irmãos, eram doze.18 O décimo primeiro foi Azareel; com seus filhos e irmãos, eram doze. 19 O décimo segundo foi Hasabias; com seus filhos e irmãos, eram doze. 20 O décimo terceiro foi Subael; com seus filhos e irmãos, eram doze. 21 O décimo quarto foi Matatias; com seus filhos e irmãos, eram doze. 22 O décimo quinto foi Jerimot; com seus filhos e irmãos, eram doze. 23 O décimo sexto foi Hananias; com seus filhos e irmãos, eram doze. 24 O décimo sétimo foi Jesbacasa; com seus filhos e irmãos, eram doze. 25 O décimo oitavo foi Hanani; com seus filhos e irmãos, eram doze. 26 O décimo nono foi Meiloti; com seus filhos e irmãos, eram doze. 27 O vigésimo foi Eliata; com seus filhos e irmãos, eram doze. 28 O vigésimo primeiro foi Otir; com seus filhos e irmãos, eram doze. 29 O vigésimo segundo foi Gedelti; com seus filhos e irmãos, eram doze. 30 O vigésimo terceiro foi Maaziot; com seus filhos e irmãos, eram doze. 31 O vigésimo quarto foi Romenti-Ezer; com seus filhos e irmãos, eram doze.




* 25,1-31: No pós-exílio, os cantores têm papel importante no culto, e são divididos, como os sacerdotes, em vinte e quatro turnos. O canto sacro é considerado palavra de Deus, tanto que os cantores são chamados de profetas e videntes. É nesse tempo que o Saltério adquire a sua importância como livro de cantos do Templo e como parte integrante da Palavra de Deus.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002