Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

25

Perigo da idolatria -* 1 Israel fixou-se em Setim, e o povo começou a se prostituir com as filhas de Moab. 2 Estas convidaram o povo para comer dos sacrifícios a seus deuses e adorá-los. 3 Israel, então, ligou-se com o Baal de Fegor, e a ira de Javé se inflamou contra Israel. 4 Javé disse a Moisés: «Tome os chefes do povo e pendure-os num poste ao sol, diante de Javé, para que a ira ardente de Javé se afaste de Israel». 5 Moisés disse, então, aos juízes de Israel: «Que cada um mate os parentes que se ligaram com o Baal de Fegor».

6 Um filho de Israel levou para junto dos irmãos uma madianita, à vista de Moisés e de toda a comunidade dos filhos de Israel, enquanto eles choravam na entrada da tenda da reunião. 7 Vendo isso, Finéias, filho de Eleazar, filho do sacerdote Aarão, levantou-se no meio da comunidade, pegou uma lança, 8 seguiu o filho de Israel até à alcova e aí o transpassou junto com a mulher. Então se acabou a praga que feria os filhos de Israel. 9 Dentre eles, morreram vinte e quatro mil por causa da praga.

10 Javé falou a Moisés: 11 «Foi Finéias, filho de Eleazar, filho do sacerdote Aarão, quem fez cessar a minha ira contra os filhos de Israel, porque ele foi zeloso pelos meus direitos diante do povo, e o meu zelo não os consumiu. 12 Por isso eu prometo: ofereço para ele a minha aliança de paz. 13 O sacerdócio pertencerá a ele e seus descendentes, como pacto perpétuo, em recompensa do seu zelo por Deus e por ter feito a expiação pelos filhos de Israel».

14 O filho de Israel morto com a madianita se chamava Zambri, filho de Salu, chefe de família na tribo de Simeão. 15 A madianita morta se chamava Cozbi, filha de Sur, chefe de família em Madiã.

16 Javé ordenou a Moisés: 17 «Ataquem e derrotem os madianitas, 18 pois eles atacaram vocês com suas seduções, com os ritos de Fegor e com Cozbi, a filha de um chefe madianita, morta no dia da praga que surgiu por causa do problema de Fegor».




* 25,1-18: O perigo de um povo que luta para construir uma sociedade nova é cair na sedução da idolatria. Pode deixar-se levar por falsos absolutos, que desviam da meta proposta, traindo o ideal da luta pela vida e liberdade.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002